Coluna do sábado | Evandro Avelar pode ser o fato novo na disputa em Olinda
Com larga experiência em gestão pública, mesclando com naturalidade o técnico com o político, o nome do secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Evandro Avelar, começa a ser ventilado para disputar a Prefeitura de Olinda no próximo ano.
Com um vasto currículo, Evandro já foi secretário estadual das Cidades, de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, e presidente do Porto de Suape. Ele também assumiu como diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e tem uma identificação com Olinda, sobretudo nos assuntos ligados à infraestrutura. E já foi candidato a vice-governador de Mendonça Filho, em 2006.
Quando aceitou o convite da governadora Raquel Lyra (PSDB), ele ocupava a assessoria especial da Prefeitura de Olinda, sendo responsável por viabilizar projetos como a requalificação da avenida Presidente Kennedy e o transporte público urbano. Ainda na Marim dos Caetés, articulou o projeto de implantação do binário em Bairro Novo e Casa Caiada.
Sua identificação com a cidade não é de hoje. E com um cenário completamente em aberto, Evandro pode ver o cavalo passando selado à sua frente. O prefeito Lupércio tem dificuldade de emplacar um sucessor, a ministra Luciana Santos (PCdoB) não deve trocar a pasta na Esplanada por uma eleição complicada e Renildo Calheiros (PCdoB) saiu pequeno das eleições passadas. O nome do presidente da Câmara, Saulo Holanda, também é lembrado. A senadora Teresa Leitão (PT) está focada em Brasília. Em outras palavras, sobra pra Evandro Avelar uma oportunidade de preencher um vácuo político.
BAIXA NO GOVERNO – Se ele topar esse projeto em Olinda, será uma baixa significativa no Governo Raquel Lyra. Evandro é um dos poucos secretários com perfil técnico que faz muita política com discrição. Anos ao lado do saudoso Sérgio Guerra foram suficientes para forjar um Evandro político com cara de técnico.
CANDIDATOS DO APOIO – Com a possibilidade de ter duas vagas de conselheiros no Tribunal de Contas, como antecipamos na coluna de ontem, o presidente da Alepe, Álvaro Porto, deverá apresentar o deputado estadual Rodrigo Novaes e Eduardo Porto como seus candidatos. Ele e o primeiro-secretário Gustavo Gouveia são de longe os melhores "padrinhos" nesse pleito.
FRASE DO DIA: “Não acredito e não há nenhuma razão para isso. Quando eu vou conversar com os Estados Unidos, não fico preocupado com o que a China vai pensar. Estou conversando sobre os interesses soberanos do meu país. Quando venho conversar com a China, também não fico preocupado com o que os Estados Unidos estão pensando. É assim que fazem os Estados Unidos, a China e todos os países", afirmou o presidente Lula, perguntado se teme reação negativa dos EUA após sua visita à China.
RÁPIDAS
ACENO À ALEPE – A governadora Raquel Lyra e sua vice Priscila Krause vão à Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (17), às 14h, para apresentarem um projeto de Lei que será encaminhado à Casa de Joaquim Nabuco. Esses gestos são inéditos partindo de governadores. Geralmente, o líder fazia esse papel de ligação entre a Casa e o Palácio. Raquel vem demonstrando que gosta de fazer pessoalmente a política do seu governo.
GESTO SOLIDÁRIO – Após a tragédia, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), visita hoje a casa de acolhida para crianças vítimas de incêndio no lar Paulo de Tarso. O gestor vai acompanhado da secretária de Assistência Social, Ana Rita Suassuna.
PINGA-FOGO: Quem será a candidata de Raquel para o TCE?