Coluna da segunda | João dá start a pré-campanha

Utilizando-se da mesma estratégia de quando foi candidato a prefeito do Recife pela primeira vez, João Campos (PSB) começa a se movimentar como pré-candidato sem dizer que é, cabendo aos aliados levantar seu nome neste sentido.
Nos dois eventos do final de semana, em São Lourenço e em Afogados da Ingazeira, João foi aclamado como candidato a governador. Os seus discursos convergem nesse sentido. Mesmo sendo um evento partidário, Campos focou no estado e alfinetou a atual gestão.
O prefeito do Recife assumirá a presidência nacional do PSB em maio e já prometeu fazer o partido crescer. Esse posto é simbólico, pois já foi ocupado por seu pai, o ex-governador Eduardo Campos, e pelo seu bisavô Miguel Arraes.
REFORÇO - Após perder alguns prefeitos, incluindo do PSB, o prefeito João Campos visitou a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, e recebeu dela uma sinalização de apoio ao seu projeto estadual. Márcia é uma das novas líderes do PT em Pernambuco.
CAMINHANDO AO CENTRO - Em seu discurso, João Campos prometeu que o PSB será o “maior partido da centro-esquerda brasileira”. Esse caminho ao centro é fruto da articulação dele para atrair novos quadros e, ao mesmo tempo, da leitura da sociedade que mudou a visão sobre os partidos mais à esquerda. Na prática, João quer evitar que o PSB tenha o mesmo fim do PCdoB.
FRASE DO DIA: “Ainda falta um ano e três meses para irmos às urnas, mas não falta um ano e três meses para começamos a conversar”, disse o prefeito Vinicius Labanca, puxando o tom da eleição.
MARCANDO TERRITÓRIO - A ex-deputada Marília Arraes (SD) esteve nos dois eventos do PSB. Ela subiu o tom contra o Governo e começa a marcar território na busca pelo Senado.
SENADO - Por falar no Senado, o presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, está animado para garantir seu nome na disputa para uma das vagas de senador. Ele faz a conta por ser o único da direita até agora.
DE VOLTA - A governadora Raquel Lyra está de volta a Pernambuco. Hoje, ela terá duas agendas. Participa do lançamento do Fórum Permanente de Infraestrutura - Fiepe e da posse da Mesa Diretora do TRF da 5ª Região.
PINGA-FOGO: Quem serão os senadores na chapa de João Campos?