Coluna do Sábado | PT busca consenso em Pernambuco

Por Lucas Arruda
O Partido dos Trabalhadores em Pernambuco se articula em busca de um consenso para a presidência. Nomes como o do deputado federal Carlos Veras, primeiro-secretário da Câmara, foram ventilados. Mas, segundo apuração desta coluna, o próprio Veras defende a recondução do deputado estadual Doriel Barros à função.
Vai levar a eleição quem melhor conseguir reunir o grupo majoritário da CNB, que é a tendência majoritária do PT. Toda essa articulação precisa estar bem construída até o mês de abril, que já bate à porta. O mês marca o início das eleições dos diretórios municipais e, para tanto, a executiva estadual precisa estar muito bem alinhada.
EDINHO - Quanto à Executiva Nacional, o nome do ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, para assumir o comando do Partido dos Trabalhadores (PT), já está bem costurado. Depois de ter percorrido o país em busca de apoio, Edinho conta com o alinhamento das lideranças petistas e o apoio do presidente Lula.
PSB - Com a militância aquecida em meio aos congressos municipais, o PSB de 18 cidades pernambucanas se mobiliza, neste fim de semana, para eleger os membros dos diretórios e comissões executivas. São Lourenço da Mata, no Grande Recife, e Afogados da Ingazeira, no Sertão, contarão com a presença do prefeito do Recife, João Campos, que se consolida para ser escolhido presidente nacional da legenda. O coro de "meu governador" também deve estar presente nos congressos, com ou sem a presença de Campos.
LIDERANÇA METROPOLITANA - As últimas pesquisas divulgadas na cidade de Camaragibe, no Grande Recife, apontam para um crescimento considerável na boa avaliação do prefeito Diego Cabral (Republicanos). Ele deixa no passado uma rejeição de 80% para a gestão de Nadegi Queiroz e passa a sustentar uma aprovação de 71%. É possível dizer que nasce uma nova liderança metropolitana.
FRASE DO DIA: “Socorro (Pimentel) foi um dos grandes acertos de Raquel Lyra”, avaliou o deputado estadual Gilmar Júnior (PV) à Rádio Folha.
RÁPIDAS
DINHEIRO NA CONTA - A Prefeitura de Olinda antecipou o pagamento do salário de março para todos os servidores municipais. A medida também foi adotada pela Prefeitura do Caruaru, no Agreste. Quanto à Olinda, a prefeita Mirella Almeida (PSD), além de tentar deixar no passado as marcas da gestão de Lupércio, busca proximidade com o funcionalismo público municipal. A expectativa é de que os primeiros cem dias de governo deem o tom dos próximos quatro anos.
AMUPE - A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) vai realizar o 8º Congresso Pernambucano de Municípios nos dias 28, 29 e 30 de abril, no Centro de Convenções, em Olinda, com o tema ‘Gestão de Sucesso: Planejamento e Ação’. Prefeitos, assessores, técnicos e a sociedade em geral já podem se inscrever no site www.amupe.org.
EMPREGO - Em fevereiro, Pernambuco registrou um saldo de 7,8 mil novos postos de trabalho com carteira assinada. Os setores de Serviços, Construção e Comércio puxaram o bom resultado. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
PONTO DE ENCONTRO - O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, é o entrevistado de amanhã do programa Ponto de Encontro, comandado pelo jornalista Elielson Lima, editor deste blog, na CBN. O Ponto de Encontro vai ao ar a partir do meio-dia.
PINGA-FOGO: O PT vai conseguir alcançar consenso para a presidência estadual?