Coluna do sábado | O tempo de Raquel para entrar no jogo eleitoral
Após um bom tempo agindo apenas nos bastidores e com agendas que davam sinais de candidatura, enfim, a agora ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB), anuncia sua pré-candidatura ao Governo de Pernambuco.
Um grande evento está programado para este sábado como pontapé inicial do seu projeto majoritário. Com estilo de fazer política muito semelhante ao do seu pai, o ex-governador João Lyra Neto, Raquel não cedeu à ansiedade da classe política e da imprensa para cravar seu nome na disputa. Por ora, adversários colocavam em dúvida se de fato ela sairia da Prefeitura.
Raquel terá duas missões pela frente agora: atrair quadros políticos e partidos para seu palanque e trabalhar para não cair nas pesquisas, evitando por consequência que se crie um sentimento contrário. A tucana tem o apoio incondicional do seu partido para que a candidatura deslanche.
DESEJO DE ARMANDO - Mesmo mantendo sua discrição, o ex-senador Armando Monteiro (PSDB) nutre o desejo de voltar a disputar o Senado. Dentro do grupo de Raquel, há quem defenda seu nome, pelo recall de três eleições majoritárias seguidas (2010, 2014 e 2018). Outros, porém, acham que devem oxigenar a chapa com Priscila Krause (Cidadania), apostando na força da mulher.
AMADORISMO - A tentativa dos apoiadores de Sérgio Moro em continuar a colocá-lo como presidenciável após sua filiação ao União Brasil beira o amadorismo. O próprio partido desmentiu a hipótese, em nota contundente, deixando ainda o recado de que impugnaria a filiação caso Moro ainda sonhasse em concorrer ao Planalto. O ex-juiz foi engolido por Luciano Bivar.
MAPA DO TURISMO - O prefeito da Aliança, na Mata Norte, Xisto Freitas, comemorou o ingresso do seu município no Mapa do Turismo Brasileiro, na rota turística, engenho e maracatu. “O nosso município tem muita coisa a ser mostrada”, disse Xisto.
SE REINVENTANDO - A sacada do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) de abrir várias frentes em sua legenda deu a ele a chance de ampliar o número de filiados e atrair mais candidatos competitivos para as chapas proporcionais, a exemplos de Clarissa e Junior Tércio.
PINGA-FOGO - O PDT conseguirá montar chapa de federal nesta reta final?