Coluna da segunda | A histórica e acirrada eleição da OAB-PE
Após uma tensa e acirrada campanha, os advogados pernambucanos vão às urnas, nesta segunda-feira (18), pela primeira vez de forma híbrida (presencial e on-line), numa eleição histórica.
É um pleito que vai entrar para a história. Primeiro, pela formatação das chapas. Uma mulher concorrendo à presidência, um candidato que quer quebrar um ciclo sucessivo do mesmo grupo e um nome que ousou surgir do interior para ganhar o estado.
Ingrid Zanellla, Almir Reis e Fernando Júnior fizeram uma campanha que chamou a atenção e cada um vem preservando e tentando imprimir seu próprio estilo. O clima é de acirramento e, se repetir a última eleição, a contagem de votos será eletrizante.
REMEDIANDO - Depois da fala de Janja, o presidente Lula partiu para manter a ordem e remediar o que disse sua esposa contra Elon Musk. “Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Nós precisamos apenas indignar a sociedade, indignar as pessoas que conquistaram o direito de comer, que a gente tem que trazer junto essas pessoas que não têm o que comer”, discursou Lula.
MISOGINIA- Foi como a primeira-dama Janja Lula da Silva classificou os gestos de alguns membros do governo quando ela cogitou em criar um gabinete no Planalto. “Isso é misoginia e machismo de alguns homens e até mulheres”, disse ela mesma à CNN. A entrevista serviu também para minimizar suas declarações e apresentar mais predicados da esposa do presidente.
FRASE DO DIA: “A Amazônia foi criada ao longo de 50 milhões de anos. A história está de olho em nós agora. Vamos preservar esse lugar sagrado”, disse o presidente americano Joe Biden, em passagem pelo Brasil.
ILUMINA ALIANÇA - Nem assumiu a prefeitura ainda, mas o prefeito eleito de Aliança, Pedro Freitas (PP), articulou, junto ao Governo do Estado, a inclusão do município no programa Ilumina Pernambuco. Essa é uma iniciativa em parceria com a Neoenergja.
MINIMARCHA - Os prefeitos eleitos e reeleitos pernambucanos estão em Brasília para o evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios para os gestores do Nordeste. A CNM optou por dividir por região para dar mais atenção aos prefeitos presentes.
PINGA-FOGO: Quem vencerá a eleição da OAB-PE?