Coluna do sábado | A resiliência de Diego Cabral
A trajetória eleitoral, e até depois das eleições, do prefeito eleito de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos), encaixaria perfeitamente em qualquer enredo de filme, livro e até série de sucesso sobre política com uma longa pitada de drama. A persistência e a resiliência dele são invejáveis.
Toda luta começou no processo da escolha do candidato do grupo da prefeita Nadegi Queiroz. No mínimo, cinco nomes estavam à mesa e o que menos as pessoas e a classe política apostavam era o de Diego Cabral. Vencida essa etapa das “prévias internas”, ele teve outro desafio de cara: pacificar o grupo em torno do seu nome. Sem falar dos desafios de ordem familiar - que me reservo em nem comentar pelo tamanho do absurdo.
Passado isso, começou a pré-campanha desacreditado pelo peso da rejeição da gestão, brigando com o desconhecimento e ainda tendo adversários ferozes para não deixar nem sair do canto. Resiliente, Diego conseguiu o apoio importante do PSB e do prefeito João Campos após muita espera e paciência. A tal da resiliência fez valer e fez o então candidato realizar uma convenção que chamou a atenção de todos.
A campanha, essa aí merece vários capítulos à parte. Além da pressão da oposição e das armadilhas para tirar o foco, quando não podia piorar, piorou. Teve o registro de candidatura cassado pelo justiça local. Um verdadeiro baque na campanha. Enquanto isso, manteve-se firme nas ruas. O TRE revisou a decisão servindo como fôlego final para a virada que consagrou sua vitória na eleição passada.
Isso não acabou por aí! Não aceitando a derrota nas urnas, o ex-prefeito Jorge Alexandre foi parar em Brasília no TSE para cassar o registro do vencedor com o intuito de fazer uma nova eleição na cidade. Ontem, enfim, acabou a eleição de Camaragibe com o Tribunal Superior reconhecendo a legitimidade da candidatura de Diego Cabral e impondo mais uma derrota a Jorge Alexandre no “2º turno” que ele mesmo criou.
Por fim, o prefeito eleito de Camaragibe, mostrou que não está para brincadeira e com essa resiliência e bem articulado como já mostrou que é promete fazer uma grande gestão numa das principais cidades da Metropolitana do Recife. Diego tem tudo para se firmar como mais novo líder regional.
PESO DO MINISTRO - A campanha de Diego Cabral também tem uma figura que merece todos os louros e que teve e tem um peso quase que crucial: o ministro Silvio Costa Filho. O deputado federal e ministro fez a campanha do aliado como se fosse a sua e cada conquista, consagrando na vitória, tem suas digitais.
CARGA NA EDUCAÇÃO - A governadora Raquel Lyra nomeou 1609 profissionais de educação para atuarem nas escolas da rede estadual de ensino. As nomeações foram publicadas na edição de hoje do Diário Oficial. Essa é a segunda convocação do cronograma divulgado no dia 30 de outubro, quando foram nomeados 1.956 professores. A educação é uma das prioridades da tucana.
FRASE DO DIA: “Nos somamos aos atos pelo fim da escala 6×1, essa escala desumana que destrói a perspectiva de vida dos trabalhadores. Nós do MST estamos nos somando aos atos como uma forma de unidade entre o campo e a cidade para conquistar direitos para a classe trabalhadora do Brasil”, defende a deputada estadual Rosa Amorim (PT).
RÁPIDAS
FEZ CERTO - A governadora Raquel Lyra (PSDB) agiu certo em não se meter na eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa. Com anulação confirmada pelo STF, o clima da Casa esquentou em torno do dia 2 de dezembro, data que será a nova eleição.
LUTO - Morreu aos 90 anos, o ex-prefeito do Recife, Gilberto Marques Paulo. Ele governou a capital quando o então prefeito Joaquim Francisco renunciou para disputar o Governo de Pernambuco. Gilberto era muito querido pela classe política pelo seu jeito de ser e correção. Aos familiares e amigos, vai aqui nosso pesar.
FOCO NOS INDECISOS - No último final de semana de campanha, os principais candidatos à presidência da OAB-PE, Ingrid Zanella e Almir Reis, estão centrando foco nos indecisos. A disputa promete ser um clássico. O candidato Fernando Júnior não vem mostrando muita expressão nas pesquisas divulgadas. A eleição acontece na próxima segunda (18).
PINGA-FOGO: Esse projeto da escala de trabalho 6x1 já cumpriu o papel de ser uma cortina de fumaça?