Coluna do sábado | Anderson muda tom do discurso e alimenta polarização em Pernambuco
O prefeito de Jaboatão e pré-candidato a governador Anderson Ferreira (PL) mudou completamente o rumo dos seus discursos. Adotando um tom mais radical contra o PSB e o ex-presidente Lula (PT), Ferreira se aproxima ainda mais do eleitorado bolsonarista e anti-sistema.
Ontem, durante entrevista, Anderson chegou a dizer que é “anti-PSB e anti-Lula” e provocou o pré-candidato da Frente Popular, Danilo Cabral. “Não se esconda atrás de Lula, vamos ter que debater”, disparou.
Essa estratégia poderá surtir efeito. Com o presidente Bolsonaro se aproximando cada vez mais do ex-presidente Lula nas pesquisas, essa onda de alta poderá ajudar Anderson a se projetar para um eventual segundo turno. O que acontece em nível nacional terá uma versão pernambucana: o que Danilo fala contra Bolsonaro poderá ajudar Anderson e vice-versa.
ADMITIU - Pela primeira vez a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) admitiu publicamente, ontem, que vai renunciar ao mandato para disputar o Governo do Estado. Este blog já anunciou que ela vai se desincompatibilizar no dia 2 de abril.
SEM ACORDO - Diante de uma enxurrada de notícias dizendo que Raquel Lyra e Miguel Coelho teriam um acordo que passaria por seus partidos, está coluna entrou em contato com a prefeita de Caruaru e ela respondeu com um sonoro "não". Com isso, toda essa narrativa de união já no primeiro turno cai por terra.
CONVERSOU COM TODOS - A informação que conseguimos apurar é que a deputada Marília Arraes também se reuniu com o pré-candidato a governador Miguel Coelho. Marília está no processo de escutar e falar com todos os lados.
PRAZO - Em comunicado, Marília disse que na próxima semana todos vão ter conhecimento do seu futuro político e partidário. A nota é ambígua: ou prepara uma saída honrosa ou as indiretas já fazem parte do discurso que adotará para ficar no PT. Agora é aguardar!
PINGA-FOGO: Raquel Lyra deixará o PSDB para disputar a eleição pelo PSD?