Coluna da terça | PV: de quase esquecido à bola da vez
O Partido Verde subiu de patamar na política nacional após confirmar a federação com o PCdoB e o PT. Para os políticos que não querem uma sigla radical de esquerda, o ex-partido de Gabieira pode ser a melhor opção.
Em Pernambuco, a sigla teve seu apogeu com a candidatura de Sérgio Xavier ao Governo em 2010, ficando em terceiro lugar. Meses depois, ele embarcou no Governo Eduardo Campas como secretário de Meio Ambiente e permaneceu na sigla até a criação da Rede Sustentabilidade, destino de toda a tropa dos aliados de Marina Silva.
Na Capital, a legenda teve seu papel nos dois mandatos de vereador de Daniel Coelho e na sua primeira eleição na Alepe. O PV esteve por muitos anos nas mãos do ex-vereador Augusto Carreras, e até ontem era comandado por Jorge Carreiro.
Voltando para a eleição de hoje, em plena janela eleitoral, a sigla voltou a ser desejada. Por intermédio do seu irmão Augusto e do deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG), Felipe Carreras procurou José Luiz Penna, presidente nacional do PV. A conversa ainda não teve seu ponto final.
Pela relação com Jorge Carreiro e Yves Ribeiro, Raul Henry foi convidado para se filiar e disputar a reeleição pela sigla. Porém, está num trabalho homérico de montar as chapas do MDB, para não perder a sigla para os Coelhos, que só estão esperando um mínimo sinal de fraqueza.
Por fim, o deputado Clodoaldo Magalhães recebeu o sinal verde de Penna, ontem, para tocar o partido no Estado. Ele terá o trabalho de montar a chapa proporcional da sigla. A posse de Magalhães como presidente deve acontecer na próxima semana.
RENÚNCIA COLETIVA - Durante reunião do diretório estadual do Partido Verde, todos os membros da Executiva foram convidados a renunciarem. O ato marca o fim do comando de Jorge Carreiro e a abertura de um novo ciclo, com Clodoaldo Magalhães e novos membros.
SEMANA DECISIVA - Aliados da deputada Marília Arraes asseguram que essa semana será decisiva para seu futuro político. Liderando as pesquisas para o Senado, ela não aceita ser preterida por qualquer outro nome do partido de Lula. Mesmo sabendo que a vaga está na cota do ex-presidente.
PLANO DE RETOMADA - Como esta coluna antecipou ontem, o governador Paulo Câmara retorna hoje suas agendas do Plano de Retomada. Ele vai para o Agreste e a Mata Norte, e deve levar o deputado federal e pré-candidato Danilo Cabral a tiracolo.
EM PALÁCIO - O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, foi recebido pelo governador Paulo Câmara e o pré-candidato Danilo Cabral no Palácio. Seu filho e pré-candidato a deputado estadual, Cayo Albino, e seu federal Felipe Carreras também participaram do encontro. Na ocasião, marcaram a data do anúncio oficial da pré-candidatura de Cayo e a dobradinha com Carreras.
ACLAMAÇÃO - O Santa Cruz Futebol Clube elegeu por aclamação Antônio Luiz Neto como novo presidente e Jairo Rocha como vice. Haviam três chapas na disputa, mas no final entraram num consenso de chapa única. O deputado André de Paula - tricolor de carteirinha - comemorou a decisão.
PINGA-FOGO: Wolney Queiroz vai disputar a reeleição por qual partido?