Coluna da sexta | Luciana Santos de saída do Ministério
O presidente Lula está preparando uma reforma ministerial que, possivelmente, será anunciada ainda este ano. A ex-deputada e presidente do PCdoB, Luciana Santos, será uma que ficará fora da Esplanada dos Ministérios.
Essa saída da pernambucana é um sinal claro de que a federação PT, PV e o PCdoB azedou de vez. A informação foi confirmada por uma fonte do alto escalão do Palácio do Planalto, que também revelou que o presidente deverá cortar na própria carne ao diminuir o espaço do seu partido, o PT, e do PSB.
Luciana teve a oportunidade de uma saída honrosa quando teve seu nome ventilado para ser candidata em Olinda. Preferiu ficar e pagar pra ver até onde iria. O super ministério que está sob seu comando ainda deverá ser entregue ao Centrão. Essa reforma ministerial está umbilicalmente ligada às eleições da mesa diretora da Câmara e do Senado.
BOA PASSAGEM - Mesmo de saída, a ministra Luciana Santos fez boas entregas e parcerias, sobretudo no quesito inovação. A pernambucana tirou de letra esse ministério que tem um tom de complexidade muita grande. Vai sair pela força da política que fez ela mesma entrar desde o primeiro dia do Governo Lula 3.
ROMARIA DE PREFEITOS- Essa semana, os prefeitos pernambucanos que passaram por Brasília bateram ponto e foram recebidos pelo senador Humberto Costa (PT). Mais de 50 prefeitos passaram por lá. Muitos deles já sinalizando o apoio à reeleição do petista no Senado.
FRASE DO DIA: "A gente tem tido uma relação de muito diálogo com a Assembleia Legislativa. Aprovamos todos os projetos de lei que encaminhamos desde o início do nosso mandato", disse a governadora Raquel Lyra.
RÁPIDAS
GOIANA - A eleição para presidente da Câmara de Vereadores terá uma nuance diferente com a possibilidade iminente de o chefe do Legislativo eleito assumir a Prefeitura numa eventual cassação da chapa vitoriosa.
HOMENAGEM - O ex-governador Paulo Câmara recebeu o título de cidadão de Sertânia. A homenagem foi entregue durante sua agenda como presidente do Banco do Nordeste no município. O prefeito Ângelo Ferreira e a senadora Teresa Leitão estiveram presentes.
PINGA-FOGO: Para onde irá Luciana Santos com a saída do Ministério?