Coluna da terça | O entrave de Marília é o PT
A deputada federal Marília Arraes teve seu nome ventilado por setores da imprensa para integrar a chapa majoritária como candidata ao Senado da Frente Popular. O problema maior para a neta de Arraes é seu próprio partido, o PT.
A celeuma começou durante a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, no ano passado. Marília rompeu com a bancada petista e conseguiu se eleger para a Segunda Secretaria da Casa. Esse movimento gerou um distanciamento entre ela e a direção nacional do PT. A presidente Gleisi Hoffmann se sentiu traída pela parlamentar pernambucana. A líder petista foi fundamental para que Marília tivesse o sinal verde da legenda na eleição do Recife, em 2020.
Segundo fontes próximas a Marília, “ela faz gradativamente um gesto de reaproximação com a Frente Popular e ter seu nome cogitado para está na majoritária já é muita coisa”. Porém, a deputada terá muitas dificuldades para alavancar isso por esses entraves internos. Em outras palavras, se depender do PT, ela está fora da majoritária.
Nesta terça, o PT em Pernambuco convocou uma reunião da executiva para debater o nome da sigla na chapa majoritária encabeçada pelo PSB. Porém, nada será feito sem o crivo do ex-presidente Lula.
BEM AVALIADO – O prefeito Guilherme Nunes (Cidadania) está comemorando bastante o resultado da pesquisa Opinião em Vicência. Segundo a sondagem, ele tem mais de 80% de aprovação. O resultado da eleição em 2020 foi a prova de que ele está bem com o eleitor de sua cidade.
CANDIDATÍSSIMA – Para aqueles que tinham dúvida, agora não têm mais. A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), será mesmo candidata ao Governo de Pernambuco. Ela se prepara para desincompatibilizar do cargo em abril. Aliados de Raquel também não acreditam mais na aliança com o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL).
GESTO DE LABANCA – O prefeito Vinicius Labanca (PSB) lançou uma carta aberta à população de São Lourenço da Mata para anunciar apoio à pré-candidatura a governador do deputado federal Danilo Cabral. “O bom tempo de Pernambuco está só começando!”, disse Labanca.
ANÚNCIO OFICIAL – O governador Paulo Câmara embarca hoje à Brasília para continuar a série de conversas com os presidentes de partidos da Frente Popular. As reuniões estão servindo para comunicar oficialmente o nome de Danilo Cabral. Um evento está sendo montado para fazer o anúncio oficial.
PINGA-FOGO: Gilson Machado vai ser candidato ao Senado mesmo ou vai disputar uma vaga na Câmara Federal?