Lá se vão 10 anos de muito trabalho!
Compartilho com você - caro leitor - meu discurso de ontem nas comemorações dos 10 anos do blog.
Não foi fácil chegar até aqui, como também não é fácil permanecer onde estamos. Na verdade, talvez seja até mais difícil. Procurei em muitos escritores e frasistas algo que resumisse o que estou sentindo hoje e encontrei nos peixes. Isso mesmo! Na simplicidade dos peixes, encontrei a inspiração, ou até melhor, o testemunho.
Existe um movimento que os cardumes fazem que é o da piracema - que no tupi quer dizer subida do peixe. Quando estão prontos para procriar, em outras palavras, dar frutos para a natureza, eles sobem rio acima, nadando contra a maré, superando os obstáculos da correnteza, gastando a energia dobrada para não voltar ao ponto de partida e, se for preciso e acontecer, começam tudo de novo, porque sabem aonde querem chegar.
Foi justamente esse movimento, com toda humildade, que eu fiz, dando os primeiros passos naquele 2 janeiro de 2014, com um blog que, aos poucos, foi ganhando terreno em Carpina, minha cidade natal e de onde me orgulho de ser filho. Ainda nos primeiros meses, fui subindo rio acima, mas, assim como fazem os peixes, ganhando espaço em outras cidades da região. Até que deixei só de nadar nos rios da Mata Norte e me aventurei a subir o Capibaribe. Aqui, o trabalho foi mais árduo, tinha mais peixes, mas aprendi que a perseverança faz parte do sucesso. Até chegar ao Cais, onde estamos, e não é a toa que estamos neste lugar. Houve pessoas que vibraram e ajudaram a fazer dessa aventura mais fácil - ou talvez menos pesada. Aqui, quero fazer um registro à minha companheira de vida, dona Wivianny, por quem eu sou perdidamente apaixonado. Ela divide comigo a missão de cuidar dos nossos três filhos, como digo sempre: Clara, Antonella e o blog. Por enquanto, o blog é o que ainda dá mais trabalho. Estendo meus agradecimentos aos meus pais, seu Laelson e dona Eliane, que me formaram e foram meus professores no colégio da vida; ao meu irmão Ednelson; e meus familiares que também me honram com suas presenças.
Voltando à piracema da minha vida. Para desbravar essa correnteza até chegar a junção dos rios Capibaribe com o Beberibe, para formar o oceano Atlântico, como nós pernambucanos temos a certeza de que é assim, tive o convite e a alegria de ingressar na CBN Recife. E, aqui, em público, agradeço em nome do Dr. Vicente Jorge, diretor-presidente do Grupo Asa Branca, pela confiança em mim depositada. Um novo mundo se abriu após esse nado maior. Aos poucos, fomos adquirindo experiências, ampliando os horizontes - como na CBN Caruaru - até chegar ao mar, no grande mar da TV Asa Branca, por meio da qual posso levar para quase todo o estado, nas mais de cem cidades a que o sinal dela chega, o comentário político com isenção.
E não para por aí. Depois que ensinaram o peixe a nadar, fomos mais longe. Além da cobertura dos fatos locais, fizemos, de maneira inédita, entrevistas que marcaram o noticiário do país. Mostrando o tempo todo que o nosso lado é a notícia. Reposicionamos a imprensa altiva de Pernambuco mais uma vez na cena nacional e, aqui, quero fazer uma homenagem aos meus amigos e amigas que estão no batente da comunicação atrás das informações, dos furos, dos offs, até aqueles que a governadora e o prefeito do Recife evitam dar. E são muitos! A minha referência a vocês. Sem vocês, não haveria blogs, jornais, rádios, televisão etc.
Mas, agora, vamos falar de futuro. A primeira década já foi. Precisamos falar das próximas décadas, dos novos projetos, porque, assim como a notícia não para de acontecer, o que já foi publicado já foi e buscamos um novo lide, uma nova história, um novo furo.
Esse evento já é o início desse futuro. Não queríamos fazer apenas uma festa, queríamos inaugurar um novo modelo de congresso, de bate-papo. O 1º Congresso de Comunicação e Economia do Nordeste, como o nome já diz, é a primeira edição de outras tantas que virão pela frente. Assim como o Sardenberg, para quem aqui faço meu agradecimento, pelo gentil aceite de estar conosco em pleno seu aniversário e que fez uma bela palestra, queremos trazer nomes de peso para debater Pernambuco, o Nordeste, o futuro da comunicação e enriquecer o nosso cotidiano com o novo.
Por fim, quero fazer um agradecimento especial a Deus e à Nossa senhora, que são meus pilares para seguir em frente. E que venham mais 10, 20, 30 anos de muito mais trabalho pela frente.
Meu muito obrigado!
Prometo a você que amanhã voltaremos com as análises dos fatos políticos.