Coluna do sábado | Raquel escolhe educação como principal bandeira do seu governo
Durante o lançamento do programa Juntos pela Educação, a governadora Raquel Lyra (PSDB) rememorou suas promessas de campanha, a exemplo da construção de 250 creches em quatro anos. E foi muito enfática quando apontou a educação como mola fundamental para resgatar o protagonismo de Pernambuco.
Ficou muito clara ainda no discurso sua intenção de fazer o Governo voltado para ações diretas com os municípios. Seja na distribuição de ônibus escolar, creches, infraestrutura e ações como um todo. O Governo prometeu investir R$ 5,5 bilhões em quatro anos. É muito ousado, e se conseguir tirar mesmo do papel o impacto será grande.
Para finalizar, o Juntos pela Educação terá muito em breve uma área do Governo específica só pra tocar o programa. Essa é a maior demonstração de que esse tema é prioridade para a gestora.
DEADLINE - Uma fonte do Palácio confidenciou em reserva à coluna que o “segundo semestre promete”. Segundo ele, o Governo vai virar a chave nos investimentos, “o que economizarmos até agora vai virar ação”. No jornalismo chamamos de deadline, o tempo máximo para a realização de uma tarefa. No caso, a tarefa agora é economizar ao máximo.
COMANAS - Após mais de um ano sem comando, o prefeito de Araçoiaba, Jogli Uchoa, foi convidado por vários prefeitos para assumir a presidência do Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional (Comanas). Ele terá uma missão árdua de devolver o protagonismo regional ao consórcio.
NOVOS APOIOS - O ex-prefeito Joaquim Lapa passa a contar com o apoio da deputada federal Iza Arruda e do prefeito Paulo Roberto para tocar seu projeto político em Carpina. O movimento com esses novos apoios se consolida após rompimento com o grupo Gouveia. Em Jaboatão, o ex-prefeito Elias Gomes também se encaminha para ter o apoio do grupo do prefeito de Vitória.
FRASE DO DIA: “Pernambuco não vive o melhor momento da sua história. Toda vez que saem novos indicadores sociais e econômicos, a gente olha com desencanto, porque nós continuamos muito mal nesses indicadores. E pra gente se fazer grande de novo e voltar a ser o líder do Nordeste, referência no Brasil, não há outro caminho que nenhum outro lugar fez, que não fosse investir na educação”, discursou a governadora Raquel Lyra.
RÁPIDAS
EM BUSCA DO LÍDER - Com foco estritamente em Garanhuns, o deputado estadual Izaías Regis está tendo dificuldade para conciliar com seu papel de líder do Governo na Alepe. Dois nomes disputam o posto: os deputados Renato Antunes e Joãozinho Tenório, atual vice-líder.
PROTESTOS - Na entrada do evento de lançamento do Juntos pela Educação, o Sindicato dos Professores fazia um protesto para reivindicar suas pautas que estão na Assembleia Legislativa. Até agora, o Governo não chegou a um entendimento com a classe. Segundo um deputado presente no evento, o tema será resolvido “em breve”. Para ele, “o clima da Casa já está bem melhor”.
QUÓRUM ALTO - Para quem dizia que o Governo estava sem prestígio com a Assembleia Legislativa, em plena sexta-feira à tarde, 14 deputados estaduais bateram o cartão no lançamento do programa Juntos pela Educação.
PINGA-FOGO: Quem será o candidato ou a candidata dos Gouveias em Carpina?