Coluna do sábado | Raquel amplia acenos à classe política
Concluindo o terceiro mês a frente de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) vem demonstrando nos gestos que a política do seu governo será tocada por ela mesma. Após um longo freio de arrumação, a tucana começou paulatinamente a fazer acenos à classe política estadual.
Os movimentos foram iniciados com o PP, seguiram com a articulação com o PL, e ganharam novos capítulos com o ex-deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) e uma série de conversas individuais com os deputados estaduais. Todos que passaram pelo gabinete fizeram questão de enviar uma matéria à imprensa mostrando prestígio junto com a governadora. Gol de placa para ela, diante das críticas de muitos de que ela não estava fazendo política.
Essas agendas individuais irão continuar na próxima semana. Nomes até de partidos que hoje oficialmente estão na Oposição, como o PSB, confirmaram a presença após o convite vindo do Palácio. Os gestos aos políticos se estenderão aos prefeitos. O Governo está preparando uma agenda de rua pesada em abril, para que a governadora se aproxime dos gestores municipais. Um programa que fará ações diretas nos munícipios será lançado e isso ajudará para que, aos poucos, Raquel imprima sua marca na gestão estadual.
NA GELADEIRA – O Palácio deu o recado ao ex-deputado Erick Lessa (PP) ao publicar uma portaria assinada pela secretária de Defesa Social, Carla Patrícia, designando o progressista a trabalhar na oficina da Polícia Civil. Lessa foi uns adversários mais contundentes nas campanhas de Caruaru contra Raquel Lyra, em 2016 e 2020, e agora está sentindo o peso da gestão da tucana. Ele também teve veto para ser cedido a outros órgãos.
INCLUSÃO EM DESTAQUE – O projeto de lei do deputado federal Guilherme Uchoa Junior (PSB) foi destaque na mídia estadual e até nacional. O parlamentar propõe a ampliação da comunicação em braile nas escolas públicas e privadas, além dos meios de transportes e prédios públicos. O projeto foi bastante elogiado pelos pares.
LITORAL SUL – A família Hacker vem se preparando para retomar o comando de algumas cidades estratégicas no Litoral Sul de Pernambuco. Sob o comando do deputado France Hacker, o grupo político vai ter presença na eleição em Ipojuca, São José da Coroa Grande, Rio Formoso, Sirinhaém, Tamandaré e Barreiros. Os Hackers vêm trabalhando forte para retomar o protagonismo regional de antes. A eleição de France para a Alepe deu musculatura ao grupo.
FRASE DO DIA: "A governadora foi maior que as vaias", avaliou o líder do Governo, deputado Izaías Régis.
ANTES TARDE DO QUE NUNCA – Após várias críticas de sua ausência no período das chuvas, enfim a deputada Rosa Amorim (PT) foi até Caruaru visitar as famílias que tiveram suas casas atingidas pelas fortes chuvas que acometeram a cidade. Cotada para ser candidata a prefeita de Caruaru, Rosa Amorim demorou, mas chegou. Ela é membro da Frente Parlamentar de Prevenção e Acompanhamento dos Efeitos das Chuvas e Enchentes em Pernambuco.
ÁGUA MAIS BARATA – Projeto de lei do deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) cria uma tarifa social de água em Pernambuco para usuários da Compesa. Para o parlamentar, a população de baixa renda do Estado inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) pagaria a conta de água mais barata, similar ao que já existe na tarifa de energia elétrica.
"PERUA" – Foi assim que o deputado estadual Antonio Coelho (UB) classificou as notícias veiculadas em alguns blogs apontando que seu irmão, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, assumiria a presidência da Copergás.
PINGA-FOGO: O ex-prefeito Ulisses vai voltar a disputar a Prefeitura de Timbaúba ou vai passar o bastão?