Coluna do sábado | PT pode voltar a sonhar em disputar o Recife
Com a volta à Presidência da República, o Partido dos Trabalhadores (PT) aproveitará esse momento para tentar voltar a comandar as principais cidades do País e se capitalizar ainda mais. No radar da sigla, entra o Recife.
Alguns setores do partido em Pernambuco já começam a ensaiar essa candidatura, que deverá ter interferências da nacional. Os nomes do ex-prefeito e deputado estadual reeleito João Paulo e do senador Humberto Costa são lembrados para a disputa.
Há dois imbróglios para o PT resolver se sonha mesmo em voltar a comandar o Recife: driblar o PSB na única capital que eles ainda comandam e convencer Lula a bater de febre com João Campos e a cúpula do partido aliado.
Do jeito que vai, para tirar esse sonho do papel os petistas terão que suar muito a camisa e passar por cima de alguns acordos. Em outras palavras, não é uma coisa fácil, porém não é impossível.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA - Nos bastidores da transição, já começam a comentar que o governador Paulo Câmara poderá mesmo ser ministro de Lula, assumindo a pasta de Ciência e Tecnologia. Esse ministério já foi comandado pelo PSB, sob a batuta de Eduardo Campos. Paulo evita tocar no assunto e diz não fazer planos.
CONTAS APROVADAS - A Câmara de Vereadores de Carpina aprovou as contas do ex-prefeito de Carlinhos do Moinho no exercício de 2016. Ao todo, 16 parlamentares votaram favoravelmente, com uma abstenção, que foi do presidente da Casa, Guilherme Diógenes.
NA DISPUTA - A aprovação das contas de Carlinhos é o início do caminho que ele pretende para pavimentar sua candidatura a prefeito de Lagoa de Itaenga, cidade que já governou por duas vezes. Além disso, foi por sua força política que a atual prefeita Dona Graça foi eleita e reeleita.
RÁPIDAS
INTERNACIONAL - A prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, está em Montevidéu, no Uruguai, para representar o Brasil nos 30 anos da União de Partidos Latinoamericanos. O encontro segue até o próximo domingo. Na agenda, vários debates sobre igualdade, desenvolvimento e liberdade.
PULARAM DO BARCO - A coligação do presidente Bolsonaro, formada pelo PP e Republicanos, foi esfacelada após esses partidos não concordarem com a ação do PL sobre o resultado do segundo turno. Com esse movimento, Bolsonaro e seu partido ficaram sozinhos.
DISPUTANDO A PRESIDÊNCIA - Após desistir em disputar a Presidência da Câmara dos Deputados por falta de apoio, o deputado Luciano Bivar decidiu que vai concorrer mais uma vez à presidência da Sport Club do Recife.
PINGA-FOGO: Marília Arraes voltará para o ninho petista?