Coluna do sábado | Próximos passos

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
Por Lucas Arruda
Passados os primeiros cem dias da segunda gestão, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), segue construindo uma trajetória, no mínimo, sólida para o futuro. Campos manteve o ritmo de entregas na capital pernambucana, conseguindo conciliar a presença nos bairros com as agendas em outros estados. Para além dos números, é preciso ser visto.
O mesmo vale para o vice e secretário de Infraestrutura, Victor Marques (PCdoB), que segue como prefeito em exercício até a próxima terça-feira (15), quando João retorna de uma agenda nos Estados Unidos. Presente em boa parte das entregas e eventos institucionais, Victor Marques marca presença e demarca território. Para além de ser visto, é preciso ser conhecido.
E a última pesquisa Real Time Big Data mostra que João Campos (PSB) não tem errado em sua estratégia. Com 67% das intenções de voto e a gestão municipal aprovada por 77% dos entrevistados, fica claro que os próximos passos não dependem tanto de João, mas sim de sua possível oponente nas urnas ano que vem: Raquel Lyra (PSD). O caminho é longo, mas não há tempo para se perder.
PREPARAÇÃO - Em meio às turbulências, a Executiva do MDB de Pernambuco se reuniu para tratar sobre os trâmites legais da convenção estadual da legenda, marcada para o próximo dia 24 de maio. Além de Raul Henry, presidente estadual e candidato à reeleição, participaram do encontro nomes como o senador Fernando Dueire, Jarbas Filho, Fernando Bezerra Coelho, Bruno Lisboa, Túlio Arruda e o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto.
SAÚDE - Após ter sido internado às pressas com dores na região abdominal, onde sofreu a facada, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue hospitalizado e estável. É o que consta no último boletim médico divulgado pelo Hospital Rio Grande, em Natal (RN). Bolsonaro passou mal durante uma agenda no interior do Rio Grande do Norte. Ele chegou à capital potiguar transportado por um helicóptero cedido pela governadora petista Fátima Bezerra.
FRASE DO DIA: “A chance do Hugo Motta pautar esse projeto (da anistia) na volta dos nossos trabalhos legislativos é zero", disse o deputado Lindbergh Farias (PT) à CNN Brasil.
RÁPIDAS
STF - Ainda falando sobre Bolsonaro, o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu a ação penal contra o ex-presidente e mais sete acusados da trama golpista. A medida cumpre a decisão da Primeira Turma da Corte, que aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e transformou Bolsonaro, o general Braga Netto e outros acusados em réus.
PROFESSORES - Após a decretação do estado de greve pelos professores do Recife, uma nova mesa de negociação está marcada com a Secretaria de Administração para 24 de abril. A categoria pede o reajuste em 6,27%, como previsto no Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério. A gestão municipal oferece 1,5%.
ATLETAS - Os 1.241 atletas contemplados por programas do Governo de Pernambuco (Bolsa Atleta, Bolsa Técnico e Time PE) receberam o primeiro pagamento nesta sexta-feira (11), considerando retroativos. O investimento é de R$ 13 milhões ao longo de 2025.
PONTO DE ENCONTRO - O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), é o entrevistado de amanhã do programa Ponto de Encontro, comandado pelo jornalista Elielson Lima, editor deste blog, na CBN. O Ponto de Encontro vai ao ar a partir do meio-dia.
PINGA-FOGO: Até quando ficará a guerra familiar contaminando a corrida pelo MDB?