Coluna da terça | Avança incorporação entre PSDB e Podemos

Na base da lei da sobrevivência, por causa da cláusula de barreira, tanto o Podemos como o PSDB vem conversando com vários partidos para uma fusão ou federação. A coluna ouviu fontes das duas legendas que avançaram nos bastidores para uma incorporação entre elas. Não pode haver federação porque já há uma entre o PSDB e o Cidadania, então o Podemos será incorporado.
Segundo apuramos, a atual presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu, deverá comandar essa aglutinação em plena combinação com a cúpula tucana. O que fica no ar é quem terá as rédeas em Pernambuco. De um lado, tem o presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia; do outro, o presidente do PSDB, Álvaro Porto. Até o nome do ex-presidente nacional tucano Bruno Araújo entrou na articulação.
Essa definição marcará a posição da legenda no estado. Em recente entrevista ao Ponto de Encontro, Álvaro Porto deixou claro que não fica com a governadora Raquel Lyra. Já Marcelo Gouveia vem sendo um dos aliados mais próximos à gestora estadual.
NINHO TUCANO - O presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, está em Brasília para uma série de reuniões com a cúpula do seu partido. Na agenda, terá um encontro com o presidente nacional da legenda, Marconi Perillo.
FEDERAÇÃO - Por falar em junção de siglas, há uma grande expectativa em Brasília de que, na próxima semana, o Progressitas e o União Brasil possam avançar na federação mais esperada do ano, pois essa super legenda terá um peso grande no Congresso Nacional e na configuração dos palanques estaduais na eleição vindoura.
FRASE DO DIA: “Nunca fugi ao debate. Estarei à disposição dos deputados para tirar qualquer dúvida, como acontece sempre que eles precisam ou sentem necessidade de esclarecimentos", disse o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, à Folha de Pernambuco sobre sua ida às comissões da Assembleia Legislativa.
SANEAMENTO RURAL – Em entrevista à TV Câmara, o deputado Fernando Monteiro (Republicanos) voltou a cobrar a inclusão das áreas rurais nas políticas públicas de saneamento. Ele citou dados do Instituto Trata Brasil que apontam 344 mil internações pelo SUS, só em 2024, por doenças ligadas ao saneamento precário. “Não podemos seguir ignorando quem vive no campo”, afirmou.
VOLTA AO BATENTE - O prefeito João Campos (PSB) volta, hoje, ao Recife após participar de um encontro nos Estados Unidos. O socialista apresentou painéis sobre sua gestão no Recife nas universidades de Havard e MIT.
SENDO AGUARDADO - O secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, vai participar, hoje, da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça em conjunto com Finanças e Orçamento. O objetivo do convite é encontrar um caminho para o pagamento das emendas impositivas do ano passado.
PINGA-FOGO: Com quem ficará o comando dessa incorporação do PSDB com o Podemos?