Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Coluna Diária

Coluna da segunda | Senado em aberto


Por: REDAÇÃO Portal

13/04/2025
    Compartilhe:

 

Fazendo uma leitura da pesquisa Real Time Big Data, na corrida pelas duas vagas do Senado que estão em jogo na eleição do próximo ano, uma coisa é fato afirmar: a eleição está completamente em aberto. Primeiro, o senador Humberto Costa (PT), que deverá ser candidato à reeleição, lidera todos os cenários, mostrando o recall do seu nome e a força da vinculação ao presidente Lula. Quem viveu isso na pele foi Teresa Leitão que, hoje, está ocupando uma das três cadeiras destinadas a Pernambuco na Casa Alta.

Ainda sobre Humberto, a pergunta que fica é saber se essa intenção de votos já é teto. Se for, ele terá que suar a camisa. Caso seja apenas recall, ele não poderá errar no palanque em que será candidato, mesmo achando que o PT não terá como ficar longe do PSB, haja vista a costura e construção nacional. João Campos estará com as rédeas do partido em âmbito nacional e vai trocar tudo para ter Lula ao seu lado.

Um outro fator da pesquisa é a liderança de Anderson Ferreira e Gilson Machado no campo da direita. Se dividir a direita, o cenário fica mais nebuloso. Está claro que a estratégia do PL em centrar em um único nome foi asseverada pela pesquisa. Tanto Gilson quanto Anderson aparecem bem em segundo sem o outro no mesmo cenário. O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), se saiu bem na amostragem sem Gilson. Isso reflete que ele capta eleitores da centro-direita, ficando em segundo.

O que chamou atenção nos números foi o desempenho do ministro Silvio Costa Filho (Republicanos) e do deputado Eduardo da Fonte (PP). Ambos nunca falaram publicamente que serão candidatos ao Senado e, mesmo assim, aparecem muito bem, na frente – inclusive – daqueles que já estão em plena campanha. O caminho para eles são palanques opostos, o que pode consolidar suas pretensões.

Em suma, a corrida pelo Senado em Pernambuco está completamente em aberto. O peso do palanque de governador será fundamental para a consolidação do cenário futuro. Até lá, as pesquisas vão aferindo o calor do momento. O que me chamou muito a atenção foi o baixo número de indecisos, menos de 10%. Parece até sondagens às vésperas da eleição.

MAIS CRESCEU – O senador Fernando Dueire (MDB), que ainda é muito desconhecido pelo eleitorado pernambucano, foi o que mais cresceu de uma pesquisa para outra. Na outra amostra, ele tinha apenas 1% e, agora, foi para 4%. Mesmo assim, para tornar-se mais competitivo, precisa quebrar a barreira do desconhecimento, haja vista que ele vem acertando o passo na política com os gestos aos prefeitos.

VICE – Após declarar no programa Ponto de Encontro, da CBN, apresentado por este colunista, que não descartaria uma candidatura majoritária, o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), ganhou apoiadores nas redes sociais para que costure a vice do prefeito João Campos (PSB). Ele revelou, com exclusividade, que vai trabalhar para que o PSDB tenha uma vaga na majoritária. A fila só vai aumentando: Silvio Costa, Miguel Coelho, Marília Arraes, Humberto Costa e, agora, Álvaro Porto. Nessa chapa, vai faltar lugar até de suplente.

FRASE DO DIA: “Nosso governo não tolera corrupção”, disse a governadora Raquel Lyra.

RÁPIDAS

GESTO A LULA – A governadora Raquel Lyra voltou a agradecer publicamente ao presidente Lula pelos investimentos em Pernambuco. Essa fala foi feita durante a inauguração do Terminal Integrado de Igarassu, na Região Metropolitana. O Planalto espera só que ela antecipe o voto.

FALTOU ELA – Para arrematar o assunto pesquisa, a sondagem não testou o nome da ex-deputada federal Marília Arraes (SD) na corrida pelo Senado. Talvez, ter dois da mesma família na chapa poderá soar pesado. Mas não podemos descartá-la.

ESQUERDA – O prefeito João Campos (PSB) apareceu em quarto lugar na pesquisa Atlas/Intel como opção para liderar a esquerda no Brasil. O presidente Lula lidera, Haddad, Boulos e, depois, Campos. O pernambucano tem mais longevidade na política e precisa pensar no futuro.

PINGA-FOGO: João Campos colocará Álvaro Porto como seu vice?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook