Coluna da sexta | O nome da direita?

Foto: Reprodução/Instagram
Por Lucas Arruda
A costura da direita pelo nome de Josley Cardinot para disputar o Governo do Estado, em 2026, é mais um capítulo particular da política pernambucana. Conhecido pela atuação em programas policialescos ao longo das últimas décadas e por bordões que permanecem na boca do povo, a mensagem de Cardinot tem potencial para chegar aos eleitores das classes C e D - que nomes como Anderson Ferreira e Gilson Machado têm dificuldades de alcançar.
De acordo com o deputado estadual Alberto Feitosa (PL), mesmo com a anuência das tratativas por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro, o convite ao apresentador para disputar a eleição a governador ainda depende da articulação interna no Partido Liberal. Deixando claro: depende da decisão de Anderson Ferreira, presidente estadual da legenda, sobre se vai se candidatar ou não ao cargo.
No Brasil, não foram poucos os nomes que saíram de programas policiais para disputar eleições, tanto majoritárias quanto proporcionais. Wagner Montes (RJ), Jacinto Figueira Júnior (SP) e Wallace Souza (AM) são apenas alguns exemplos de apresentadores que, pela postura combativa em tela, trocaram os estúdios pelos púlpitos com grande apoio popular. Cardinot será o próximo? É o que o PL quer testar e só as pesquisas poderão indicar.
DECISÃO - Em entrevista à Rádio Folha, o deputado Alberto Feitosa (PL) reforçou que a prerrogativa da candidatura do PL e da direita em Pernambuco é do presidente estadual da legenda, Anderson Ferreira. "Se Anderson for candidato a governador, ele é o meu candidato", afirmou.
ESCOLA DE SARGENTOS - Durante audiência, em Brasília, com o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, garantiu que o projeto da Escola de Sargentos em Pernambuco está pronto para ser executado. A perspectiva é de que as obras sejam iniciadas ainda em 2025, em uma área entre os municípios de Paudalho e Araçoiaba.
GLAUBER - Chegou ao fim a greve de fome do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), precisou entrar em campo para negociar o encerramento do protesto feito pelo parlamentar, motivado pela cassação do mandato no Conselho de Ética. Motta afirmou que o caso não deve ir ao plenário da Casa neste semestre, permitindo que se ganhe tempo para negociar a mudança da pena.
FRASE DO DIA: “Cardinot será melhor governador do que Raquel Lyra e João Campos”, disse o deputado estadual Alberto Feitosa (PL).
RÁPIDAS
MERCADO - A primeira etapa de requalificação do Mercado da Encruzilhada, na zona norte do Recife, foi entregue pela Prefeitura. O investimento foi de R$ 6,5 milhões para construção de uma nova área dedicada à venda de pescados e uma praça de alimentação.
PROGRAMAÇÃO - Está lançada a programação do São João da Moda 2025, tradicional festa de Santa Cruz do Capibaribe. Nomes como João Gomes e Wesley Safadão foram anunciados. Com a garantia de tranquilidade e boa estrutura, o festejo pode ser um ponto positivo para a gestão.
PINGA-FOGO: Cardinot vai pontuar mais que Gilson Machado e Anderson Ferreira nas próximas pesquisas?