Coluna do sábado | Os frutos da relação institucional
Rompidos politicamente praticamente desde a primeira eleição da Mesa Diretora, o presidente da Assembleia Álvaro Porto e a governadora Raquel Lyra, ambos do PSDB, vêm mantendo apenas uma relação institucional, mesmo assim frutífera.
O Palácio conseguiu aprovar, com a anuência do presidente e evidentemente dos deputados, os 56 projetos que foram enviados ano passado, e os principais deste ano já passaram pela Casa. Os últimos enviados essa semana, que têm como tema principal o aumento de salários dos servidores em várias áreas do Governo, deverão ir para as comissões na segunda e votados já na próxima semana.
Está muito claro que não há volta na relação pessoal e política entre Porto com a governadora. Recordo que ele foi um dos que apoiaram a campanha da tucana ao Palácio, mas, se mantiverem esse tom institucional, ganha Pernambuco.
NOTÍCIA DAS EMENDAS - A informação trazida pelo blog do pagamento das emendas animou muitos deputados. “Mesmo sendo uma ação esperada do Governo, por serem emendas impositivas, o gesto de iniciar o pagamento pensando nos municípios e na política já foi um grande passo”, comemorou um deputado em reserva.
ALIANÇA CONSOLIDADA - Após receber o apoio dos Coelhos no Recife para sua reeleição, o prefeito João Campos foi até Petrolina levar seu apoio e o do PSB à pré-candidatura de reeleição do prefeito Simão Durando. O evento serviu para resgatar a história dos Coelhos com Arraes e Eduardo Campos.
FRASE DO DIA: “Hoje é um dia histórico aqui, porque não é só a visita do prefeito do Recife a Petrolina e o apoio a Simão. É um resgate de uma aliança que começou há muitos anos”, discursou o ex-senador Fernando Bezerra Coelho.
RÁPIDAS
CHAPA DEFINIDA - Em Lagoa do Carro, a prefeita Judite Botafogo (PSDB) anunciou sua chapa completa para sucessão. Seu sobrinho, Josafá Botafogo, com Márcia Enfermeira de vice.
SEM REELEIÇÃO - Chamou a atenção que, na mesma semana, dois prefeitos optaram por não disputar a reeleição por razões bem diferentes. Fábio Aragão (Santa Cruz do Capibaribe) por questão religiosa e Wellington Maciel pela baixa popularidade. Quem será o próximo?
TROCA DE EXPERIÊNCIAS- O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (SD), veio a Recife com sua equipe de governo para conhecer o Compaz e as tecnologias utilizadas na gestão da capital pernambucana.
PINGA-FOGO: A saída de Wellington em Arcoverde do páreo vai ajudar mais a quem: Madalena ou Zeca?