Coluna do sábado | O imbróglio do PDT em Pernambuco
O partido de Brizola caiu de paraquedas no Governo Raquel Lyra após um passo em falso do PSB em Fortaleza. Em retaliação, o ministro Carlos Lupi, que é o presidente nacional do partido, deixou a base de João Campos para aderir ao Palácio.
A legenda encontrou abrigo na Secretaria da Criança e Juventude com Ismênio Bezerra. Até aí, tudo está seguindo o fluxo natural de um recém-aliado. Mas tinha um Lupi no meio do caminho, ou melhor, para citar o poeta: tinha uma pedra no meio do caminho.
A relação começou a ser de incertezas. Começou quando não conseguiu emplacar a candidatura de Túlio Gadelha pelo partido no Recife. Depois, o Palácio não conseguiu resolver o problema de Ararapina, deixando um aliado na mão. E por último, ontem, o diretório do Recife, combinado com a nacional, aprovou por unanimidade a neutralidade. Ou seja, não vai subir no palanque de ninguém.
Essa foi uma vitória para Isabela de Roldão, que não queria apoiar a candidatura de Daniel Coelho e, por tabela, beneficia os Queiroz de Caruaru, que terá João Campos satisfeito com o desfecho. Parece que até a raiva que Lupi tinha por causa de Fortaleza caiu por terra com o passar do tempo.
CONVENÇÕES (PARTE 1) - A convenção que confirmou o nome de Lula Cabral (SD) como candidato a prefeito do Cabo de Santo Agostinho reuniu lideranças políticas de peso. Entre elas, estiveram por lá Marília Arraes e o presidente da Alepe, Álvaro Porto, acompanhado do seu filho Gabriel Porto.
CONVENÇÕES (PARTE 2) - Em Carpina, o prefeito Manuel Botafogo (PMN) lançou e referendou a candidatura de Aldinho do Danone (SD) como candidato a prefeito do município. Em seu discurso, o prefeito Botafogo fez duras críticas à governadora Raquel Lyra. Isso aconteceu um dia após ela estar presente no palanque adversário na cidade.
“MEU PREFEITO” - Esse será o slogan da campanha do prefeito João Campos (PSB), no Recife. A informação foi trazida em primeira mão por jornais de São Paulo e confirmada pela equipe do socialista. O brega funk será o ritmo da campanha. Do jeito que vai, a comunicação se tornará um case para o país.
FRASE DO DIA: “Onde o PL se coligar com o PT, vamos apoiar outro candidato”, disse o ex-presidente Jair Bolsonaro.
COLADO - O ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, tem sido muito demandado pelo presidente Lula para as agendas oficiais. Ontem, estiveram juntos no Ceará para anunciar o marco do hidrogênio verde.
HOMOLOGADO - O agora candidato a prefeito de Caruaru, o deputado federal Fernando Rodolfo teve seu nome homologado pelo Partido Liberal. O ato contou com a presença do presidente estadual Anderson Ferreira e do deputado estadual Abimael Santos.
PINGA-FOGO: O PDT vai continuar ocupando cargos no Governo do Estado?