Coluna do sábado | O efeito colateral Bolsonaro na eleição em Pernambuco
As últimas pesquisas apontam que o presidente Jair Bolsonaro (PL), que é pré-candidato à reeleição, tem uma rejeição altíssima em Pernambuco. Esse efeito poderá prejudicar os candidatos bolsonaristas de carteirinha, sobretudo na majoritária.
Seus aliados no Estado apostavam que o Auxílio Brasil teria um efeito na cabeça do eleitor, porém isso não se concretizou até agora. O presidente continua com baixa aprovação, e uma intenção de votos que não chega 20%. Isso comprova que, na terra de Lula, quem estiver vinculado ao petista larga na frente.
Portanto, o efeito Bolsonaro terá impacto similar ao do ex-presidente Temer, na eleição passada. Esse cenário poderá mexer na composição das chapas da Oposição. Enquanto isso, o PSB vai investir para ampliar o efeito colateral de Bolsonaro na eleição.
CARTA BRANCA – À coluna, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, disse que o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, deu carta branca para que ele montasse e direcionasse o partido em Pernambuco. Em outras palavras, ele vai apitar os destinos da sigla, independente do projeto nacional da sigla.
CHAPA – Após Danilo Cabral ser consolidado como candidato ao Governo pelo PSB, o que deve ser oficializado semana que vem, o governador vai iniciar a escuta e articulação para a montagem do restante da chapa. Nas previsões de hoje, a deputada Teresa Leitão (PT) será convidada para ser a vice, mas o presidente do PT em Pernambuco e também deputado Doriel Barros não pode ser descartado.
ALIANÇA CONSOLIDADA – Uma fonte petista revelou ao blog que a cúpula da sigla se reuniu ontem e confirmou a aliança com o PSB. As resistências são pontuais, de quem sonhava grande, porém a maioria garantiu o entendimento prévio.
PROCESSO REABERTO – O desembargador eleitoral Roberto Machado mudou a sentença de primeira instância e reabriu o processo por perda de mandato contra cinco vereadores de Carpina (Cássia do Moinho, Xandinho, Kakai, Júnior de Salete e Marcelo Ferreiro). A tensão volta a tomar conta da Câmara Municipal.
PINGA-FOGO: Quem terá coragem de garantir o palanque para Bolsonaro em Pernambuco?