Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Coluna Diária

Coluna do sábado | O ano da política?


Por: REDAÇÃO Portal

06/01/2024
    Compartilhe:

 

Após passar todo o ano de 2023 voltado para a gestão, a grande expectativa de aliados é que, assim como a virada de ano, a governadora Raquel Lyra (PSDB) também vire a chave para a  política. Ela tem pela frente seu primeiro teste com as eleições municipais.

Duas cidades merecem sua atenção redobrada: Recife, pelo fato de ser o maior colégio eleitoral e a principal cidade do estado, e Caruaru, por ela ter sido prefeita e ser a grande eleitora. Ouso dizer que a eleição da Capital do Agreste é mais simbólica para a governadora do que o próprio Recife. 

Por fim, 2024 precisa ser o ano da política. Tanto nas construções dos palanques quanto nas relações com o Assembleia e os dirigentes partidários. Se o núcleo político do Palácio perder o timing deste ano, poderá comprometer o projeto de reeleição da governadora.

IPOJUCA - Como este blog antecipou, a prefeita Célia Sales optou pela vereadora Adilma como sua pré-candidata a prefeita. O nome foi confirmado ontem durante encontro com os vereadores da base. Adilma e Célia militam juntas há anos e, segundo a prefeita, a decisão foi tomada após um longo período de escuta do grupo e de atores da política estadual. 

DESENROLA RECIFE - O ex-presidente da Empetur, André Bolota, sugeriu que o prefeito João Campos pudesse seguir o exemplo do Governo Federal e implantar na cidade um programa de inventivo à regularização de dívidas com renegociação de taxas de juros e multas zeradas. “Os recifenses - moradores e empresários - começariam o ano com a oportunidade de equilibrar suas finanças e o índice de inadimplência aos cofres do munícipio diminuiria bastante”, disse André. 

FAZENDO CONTA - Mesmo em pleno recesso, os vereadores do Recife estão fazendo conta para a montagem das chapas proporcionais. Tem partido que já apresenta uma lista pronta, mas quando chegar mais próximo da convenção poderá ser esvaziado pelos próprios vereadores que temem o ponto de corte alto e a falta de cauda.

FRASE DO DIA: “O grande ativo do MDB é a sua credibilidade e sua história”, disse o presidente da legenda em Pernambuco, Raul Henry.

RÁPIDAS 

SE FIRMANDO - O sucesso do Réveillon do Recife impulsionou o secretário de Turismo, Antônio Coelho. Ele passou bem pela primeira prova de fogo de sua gestão. Agora, é esperar como virá o Carnaval, que terá um peso dobrado, pois é festa de momo do ano eleitoral. 

8 DE JANEIRO - A governadora Raquel Lyra e a prefeita em exercício do Recife, Isabella de Roldão, estarão em Brasília na próxima segunda para, ao lado do presidente Lula, participarem dos atos que farão memória ao aniversário de um ano dos ataques do dia 8 de janeiro. 

REPERCUSSÃO - Caiu como uma bomba a coluna de ontem no ninho petista. Poucos sabiam do movimento da ministra Luciana Santos conjunto com o prefeito João Campos. Só os bestas imaginariam que ela poderá largar um ministério se não tivesse um projeto viável em Olinda. 

PINGA-FOGO: O PT ficará sem saída no Recife?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook