Coluna do sábado | Nas mãos de Lula de novo
O PT de Pernambuco mantém sua história de falta de unidade deixando, mais uma vez, o presidente Lula (PT) fazer o que deveria ser o dever de casa local. De um lado, a senadora Teresa Leitão e a executiva municipal trabalham por Mozart Sales, que já tem a maioria hoje; do outro lado, o senador Humberto Costa, João Paulo e outros apostam em Carlos Veras. O fato é que, hoje, eles terão uma reunião da executiva, mas não irão definir nada, a pedido de Lula. Ou seja, só estarão juntos para foto e nada mais.
Em entrevista a este colunista e ao pool de imprensa, no mês de janeiro, o líder petista deu a senha sobre Recife. “Eu vou chamar o prefeito (João Campos) para falar de política”, disse. Sobre a vice e uma aliança, Lula disse: “essa é uma discussão que não deve ser feita aqui em Brasília, mas lá no estado”. As aspas da entrevista ainda estão muito atuais e precisam ser revistas pelos petistas locais para não errarem.
Lula deu outra senha sobre a escolha da vice. “Acho que o João Campos tem clareza de que é importante uma aliança com o PT. O que eu espero é que ele faça uma boa construção de chapa. Ele tem que se acertar em Pernambuco, porque eu não tenho um nome para indicar”. Em outro momento, disse: "Se ele não for candidato a governador e for continuar prefeito, o vice é um. Se ele for candidato (este ano) na perspectiva de ser candidato a governador, o vice é outro", prospectou, ressaltando ser necessário trabalhar a aliança com o PSB "com muito carinho". "Pernambuco é um estado em que a gente tem condições de fazer aliança política”, continuou.
Por fim, Lula e o prefeito João Campos iriam à mesa esta semana para debater as eleições municipais, porém – segundo fontes palacianas – esse encontro acabou acontecendo de maneira reservada. Na pauta, esteve Recife, São Paulo e os desejos do PSB para 2024. Lula precisa do PSB por perto e João Campos é a liderança do partido em ascensão.
CABO – A vice-presidente nacional do Solidariedade e ex-deputada Marília Arraes confirmou o deputado estadual Lula Cabral (SD) como pré-candidato do seu partido a prefeito do Cabo de Santo Agostinho. Lula vem liderando todas as pesquisas divulgadas na cidade e tem tudo para garantir mais um mandato no município, que já esteve sob seu comando.
TÍTULO EM OLINDA – A senadora Teresa Leitão (PT) fez questão de enfatizar que está trabalhando pela vice no Recife, mas mantém seu título em Olinda. “Mesmo votando em Olinda, estou aqui empenhada para fazer Mozart Sales vice do prefeito João Campos”, disse. A fala da petista põe fim em qualquer especulação de que seu nome poderia ser a indicação da legenda neste jogo.
FRASE DO DIA: “Lula me deu a missão de mediar essa discussão aqui em Pernambuco”, disse a senadora Teresa Leitão (PT) sobre a escolha da vice do prefeito João Campos (PSB).
RÁPIDAS
CHOQUE DE GESTÃO – A prefeita Nadegi Queiroz (Republicanos) vem dando um choque neste primeiro trimestre do ano. A gestora mudou os titulares das principais pastas: Saúde, Infraestrutura, Esportes e Comunicação. O clima interno já é outro.
FURO CONFIRMADO – Como o blog antecipou, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão assinou sua ficha de filiação ao PSD para disputar a reeleição. Essa ida de Aragão para a nova legenda passou por uma costura pessoal da governadora Raquel Lyra (PSDB), mostrando o prestígio que o prefeito tem junto ao Palácio.
COSTURANDO O MANDATO – Presidente estadual do Podemos e presidente da Amupe, Marcelo Gouveia vem costurando seu mandato federal dia após dia. Presente em todas as regiões do estado, Gouveia é uma das vagas certas para a eleição de 26.
PINGA-FOGO: João Campos vai dar a vice ao PT?