Coluna do sábado | “Já combinaram com os russos?”
Diz a lenda que, na Copa do Mundo de 1958, na Suécia, o técnico Vicente Feola explicou uma tática para derrotar a seleção da antiga União Soviética. Diante do que foi exposto pelo treinador na prancheta, o grande jogador Mané Garrincha soltou a seguinte pergunta: “Seu Feola, o senhor já combinou com os russos?”.
Essa frase se encaixa perfeitamente em todo movimento que o PT vem fazendo no Recife. Cria uma atmosfera de embate, não se entende, briga, na véspera da definição chega a uma unidade, apresenta o nome de Mozart Sales, Gleisi Hoffmann referenda, o ministro Padilha vem pessoalmente a Recife reforçar essa tese, mas a pergunta que fica é a mesma de Garrincha: já combinaram com os russos?
No caso aqui, os russos são os socialistas, melhor dizendo o prefeito João Campos, o maior interessado nesse movimento todo. Até o momento, o prefeito não fez uma sinalização neste sentido e parece que não vai fazer. Como a política é dinâmica, é preferível aguardar o desfecho.
MUDOU O TOM - Diferente do tom que usou em sua última passagem por Recife, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foi menos enfática e mais colaborativa. Evitando rota de colisão, chegou a dizer: “ficava difícil uma definição do PSB sem definição do PT”.
FIEL ESCUDEIRO - Em entrevista exclusiva à CBN, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, comemorou a decisão do PT do Recife de apresentar o nome de Mozart Sales. “Agora, é com o prefeito João Campos. Tenho a certeza de que ele saberá fazer a melhor escolha. Assim como vimos o Alckmin ao lado de Lula. Mozart é comprometido, criou o Mais Médicos e tem muito a contribuir nesta exitosa gestão”, rasgando elogios.
SEM DIFERENÇAS - No tratamento, o ministro Padilha disse que o Governo Lula trata João Campos e a governadora Raquel Lyra do mesmo jeito. “O importante é atender Pernambuco”, e completou: “agora, temos uma aliança histórica com João Campos e com sua família, que não é de hoje”, disse o ministro.
FRASE DO DIA: “As pesquisas são retratos do dia, mas temo que olhar o filme como um todo. E esse filme é muito bom”, disse o ministro Alexandre Padilha à CBN, minimizando os baixos índices de aprovação do governo Lula.
RÁPIDAS
TESE DO SENADO - Muitos estão interpretando essa pressão do PT pela vice de João como uma garantia antecipada na vaga do senador de 26, garantindo ao senador Humberto Costa mais um mandato na Casa Alta.
PRESTIGIADO - O almoço que comemorou o aniversário do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), foi bastante prestigiado por políticos e pela imprensa. Mano vive uma nova fase em sua gestão.
CURIOSO - A coordenação de campanha de Zé Queiroz está achando um fato curioso diante de duas representações no pleito eleitoral. “O prefeifo Rodrigo Pinheiro (PSDB) está tão confiante da vitória em Caruaru, mas se preocupa com uma senhorinha que diz que vota em Zé Queiroz nas redes sociais. Representando nossa pré-candidatura na justiça por isso”, disse um coordenador à coluna.
SOLIDARIEDADE - Durante o São João de Caruaru, o DJ Alok prometeu um show com 200 drones que acabou não acontecendo por problemas operacionais. Em meio a aplausos, ele se desculpou e comprometeu-se a doar o valor da produção para uma instituição local. Nessa quinta-feira (22), Alok cumpriu sua promessa, destinando a quantia ao Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA), um gesto de grande solidariedade.
PINGA-FOGO: A força de Padilha será suficiente para garantir a vice para seu “afilhado”?