Coluna do sábado | Governo Lula estreita relação com Raquel Lyra
Os movimentos dos ministros do Governo Lula são de inteira atenção com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Após se encontrar com o chefe da Casa Civil, Rui Costa, nesta semana, a tucana recebeu no Palácio o ministro dos Transportes, Renan Filho, que fez dois anúncios importantes: a conclusão da Transnordestina até Suape e investimentos em estradas na ordem de R$ 1 bilhão.
Essa sinalização do primeiro escalão de Lula é o cumprimento de um sinal explícito dado pelo presidente para se aproximar do Governo do seu estado natal. Todas as vezes que foi presidente, Lula fez gestos com Pernambuco, mesmo quando Jarbas Vasconcelos ocupava o posto de governador. Agora não poderia ser diferente.
Outros fatores também contribuíram para essa aproximação. Um dos mais importantes é neutralizar o governador do Rio Grande do Sul e presidente nacional do PSDB, Eduardo Leite, que se apresenta como uma voz forte da oposição. Tendo Raquel próxima, sendo vice de Leite na presidência do PSDB, é a chance que o ninho petista tem de neutralizar o discurso tucano.
Por fim, o presidente Lula, como animal político, pode já estar vendo o próximo passo do jogo e querer ter dois palanques no Estado em 2026, como foi vinte anos antes, com Humberto Costa e Eduardo Campos.
DIVISOR DE ÁGUAS - Essa eleição para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas será um divisor de águas na política pernambucana. Se Raquel conseguir a indicação de Joaquim Lira, ela demonstra que entrou no jogo político. Se Álvaro Porto consolidar Rodrigo Novaes, após emplacar o sobrinho no TCE, ele será o grande padrinho político do Estado.
LAGOA DO CARRO - O cenário político em Lagoa do Carro, na Mata Norte, esquentou após a declaração de apoio do ex-prefeito Tota Barreto ao empresário e ex-vereador Zé Luiz para prefeito. Esse anúncio isolou o também ex-prefeito Jailson do Armazém no bloco da Oposição.
CODEVASF - Como este blog antecipou, o ex-presidente do Ceasa, Gustavo Melo, é o novo superintendente da Codevasf em Pernambuco. Ele será responsável por fazer a transição e o desmembramento em duas. Gustavo tem muita experiência para tocar a estatal e vai ter como seu principal auxiliar o ex-secretário de Estado, Edilazio Wanderley.
FRASE DO DIA: “Vamos seguir em busca de investimentos privados. Mas, se não tiver, o presidente Lula já tomou a decisão de incluir o trecho de Salgueiro até Suape no plano de investimentos federais para garantir que a obra ande com recursos públicos. Isso permite que Pernambuco seja inserido na estratégia de desenvolvimento do Nordeste”, disse ministro Renan Filho, ao lado da governadora Raquel Lyra.
RÁPIDAS
UVP - A Justiça decidiu nomear um interventor na União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) que fique responsável por realizar a eleição para presidente do órgão. O sentimento de mudança é grande, mas Léo do Ar não pode ser subestimado.
EM ALTA - Evitando falar na sucessão, o prefeito de Carpina, Manuel Botafogo (sem partido), está preocupado em manter sua aprovação em alta, por isso vem mantendo um volume da ações no município.
TAQUARITINGA - O prefeito Lero está trabalhando fortemente para emplacar seu sucessor. O jovem Alissinho é o escolhido e surfa no bom momento que vive o gestor.
PINGA-FOGO: A declaração do ex-governador João Lyra Neto elogiando Rodrigo Pinheiro seria um sinal de manutenção da aliança em Caruaru?