Coluna do sábado | Em nome da institucionalidade

Em meio ao imbróglio do pagamento das emendas parlamentares, o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, e a governadora Raquel Lyra foram à mesa na quinta e voltarão na próxima segunda (6).
O objetivo dos dois encontros é achar uma saída viável para o pagamento integral das emendas impositivas. Porto vem consolidando sua liderança entre os deputados pela condução dessa pauta e a governadora poderá repetir a relação que teve com a Assembleia ano passado, dependendo do desfecho desse tema.
NÃO PODE ERRAR - O presidente Lula passou o fim de ano fazendo costura para sua reforma ministerial. Ele não pode errar a mão, pois coloca em xeque a reeleição. Rimou, mas é a pura verdade. O Centrão está louco pra emplacar um candidato viável à presidência.
PADILHA NA SAÚDE - Já é dada como possibilidade a saída do ministro Alexandre Padilha da Secretaria de Relações Institucionais para a Saúde. O nome do pernambucano Silvio Costa Filho vem crescendo, de fato, para assumir o posto. Ele vem chamando a atenção na condução da pasta de Portos e Aeroportos.
FRASE DO DIA: “Quem não sabe virar a página do livro não pode continuar lendo o livro”, disse certa vez o saudoso Arnon de Melo, ex-governador das Alagoas.
RÁPIDAS
APENAS UM SUSTO - Após passar mal e desmaiar, o deputado federal Mendonça Filho segue hospitalizado só para observação médica. Foi descartado infarto e se transformou num verdadeiro susto. Desejamos uma pronta recuperação ao parlamentar.
AMUPE - A corrida pela presidência da Amupe não para. Nem o feriado de fim de ano conteve as articulações. O clima é de definição nos próximos dias. O atual presidente Marcelo Gouveia vai pra reeleição e nomes como Pedro Freitas (Aliança) continuam no páreo.
PINGA-FOGO: Terá deputado deixando a base do Governo?