Coluna do sábado | Eleição consolidada
A consolidação de Ramos (PSDB) na disputa pela Prefeitura de Paulista ficou evidente com a última pesquisa Simplex, que lhe confere uma expressiva liderança de 64,3% dos votos válidos, enquanto o adversário Matuto soma 35,7%. A margem, superior a 28 pontos percentuais, indica um cenário praticamente irreversível, refletindo uma aceitação popular. Ramos surfou em cima da rejeição de Matuto.
A governadora Raquel Lyra capitaliza também essa eventual vitória. Sua presença constante na campanha do tucano não apenas fortalece a candidatura de Ramos como também posiciona a governadora em um papel de articuladora política.
RETA FINAL - Já em Olinda, como essa coluna antecipou ontem, será a eleição do detalhe. Com Matuto fora de órbita para uma virada em Paulista, o prefeito João Campos vai centrar toda sua força em Vinicius Castello (PT).
ACIRRADA - O cenário mostra esse acirramento, pois Vinicius terminou o 1º turno com 8% dos válidos acima de Mirella. Durante a campanha do segundo turno, o cenário se nivelou. O eleitorado de centro-direita vai definir se a eleição será sentimento de mudança ou ideológico.
FRASE DO DIA: “Eu, se fosse levar para o lado pessoal, não aceitaria o convite para estar aqui pelos ataques que recebi de sua candidatura”, diz Bolous em entrevista a Pablo Marçal.
LEVA DE PREFEITOS - O deputado Antônio Moraes esteve com a governadora Raquel Lyra, no Palácio do Campo das Princesas, para apresentar os prefeitos do seu grupo político eleitos ou reeleitos no pleito de outubro. Ele é um aliado fiel da gestora.
TERMINANDO BEM - Após colher os louros da política, pela forma vitoriosa que terminou a eleição, a prefeita Nadegi, de Camaragibe, parece querer também teminar bem sua gestão. Ela está numa maratona de entregas.
PINGA-FOGO: Qual será o placar deste domingo do jogo entre João e Raquel?