Coluna do sábado | Consórcio Nordeste foca na unidade e diálogo entre os governadores de olho na fome e segurança
Na primeira reunião do Consórcio Nordeste, que aconteceu ontem em João Pessoa, na Paraíba, os nove governadores repetiram o mantra de que as divergências políticas devem ficar de lado e dar lugar à unidade e ao diálogo.
Presente no encontro pela primeira vez a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), disse que o “Nordeste é e precisa ser visto como parte da solução do Brasil”. Ela asseverou esse tom de diálogo.
Dois temas ganharam força na pauta: um pacto contra a fome e a integração das forças de segurança para criar estratégias conjuntas na região. Além disso, o grupo pautou a conclusão da Transposição do Rio São Francisco, a redução das receitas estaduais com a exoneração do ICMS e a força da região na energia renovável.
Com uma nova configuração do Consórcio, o clima entre os participantes e seus auxiliares foi harmonioso. Fica evidenciado que o trabalho conjunto entre eles tem tudo para fluir.
SINALIZAÇÃO? - Após passarem a campanha afastados, o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), fez questão de publicar um agradecimento ao deputado Fernando Rodolfo (PL), pelo envio de um ônibus para cidade. Essa postagem gerou especulações nos bastidores se seria uma sinalização para a construção de uma aliança política.
SAIU GRANDE - Um dos líderes do PSB em Pernambuco, o deputado Milton Coelho saiu grande ao ser nomeado secretário nacional da Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo, pelo ministro e vice-presidente Geraldo Alckmin. Milton tem muita experiência e desempenhará um papel estratégico na pasta comandada por Alckmin.
VITRINE - O carnaval deste ano será uma verdadeira vitrine tanto para a gestão João Campos como para os novatos do Governo de Pernambuco. Quem vai ganhar com isso é a população que terá um dos melhores festejos dos últimos anos. A expectativa é grande após a pausa por causa da pandemia.
ALINHANDO - O presidente da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), José Patriota pediu uma audiência a governadora para alinhar a estratégia de sua sucessão na instituição. Grande eleitor entre os prefeitos, Patriota acerta em procurar Raquel para evitar rusgas.
CONTA NÃO BATE - Tem candidato à Mesa Diretora da Alepe que a conta não fecha. Se ele tiver os votos que diz ter vai ter que agregar as Assembleias Legislativas dos estados vizinhos. A realidade está chegando, só faltam dez dias.
PINGA-FOGO: Danilo Cabral e Marília Arraes terão quais espaços no Governo Lula?