Coluna do sábado | Cenário aberto em Araripina
A pesquisa Simplex/CBN trouxe um cenário completamente aberto para a eleição deste ano em Araripina, no Sertão. Sem o apoio do prefeito Raimundo Pimentel (PDT), o vice-prefeito Evilasio (PDT) empata com Roberta Arraes (PP). O que chama atenção é que Evilásio só será candidato se o prefeito perder o comando do PDT, porque não é o escolhido do gestor. Ele é um nome forte se tivesse na sombra da gestão, é o que dizem os números.
Por sua vez, Roberta Arraes tem largada, surfa sozinha na oposição e tem o peso do sobrenome, o que a projeta no jogo. Sem falar que vê a briga do PDT de camarote enquanto corre solta na campanha, sem nenhum arranhão. Além disso, tem um time estadual e volta a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa, o que dá ainda mais musculatura à sua postulação.
Já a candidata do prefeito, Ana Paula (PDT), ex-secretária de Educação, foi a última a entrar no páreo. Aparece bem pra quem chegou agora, as pessoas ainda não sabem que ela é a escolhida. Tem a dificuldade da briga interna do partido e tem um grau de desconhecimento do eleitor ainda muito grande, o que não é um problema.
XIS DA QUESTÃO - Em outras palavras, o cerne da eleição de Araripina é a definição do PDT. O presidente nacional Carlos Lupi fez uma sinalização, mas há uma pressão de várias correntes dentro da legenda. A informação que a coluna obteve é que a governadora entrará em campo.
TESE DO 2º TURNO - O PP estuda lançar a missionária Michele Collins, que está ocupando o cargo de deputada federal, como pré-candidata a prefeita do Recife, com o objetivo de estimular o 2º turno na capital pernambucana. Segundo a tese, com mais um nome de peso, a eleição poderia ser levada para o segundo tempo.
FRASE DO DIA: “Antes só do que mal-acompanhado”, disse o deputado federal e pré-candidato Fernando Rodolfo (PL), sobre composição com Erick Lessa (Republicanos).
EXPLICOU - Para Rodolfo, Lessa está num partido que tem um ministro de Lula. “Sou um candidato de direita, não vamos fazer aliança com partidos que têm a linha ideológica diferente da nossa. É possível que faremos uma chapa puro sangue”, disse sem citar nomes.
FIM DO MISTÉRIO - O prefeito de Bonito, Gustavo Adolfo (PSB), anunciou Dr. Ruy como pré-candidato a prefeito do seu grupo político. O ato foi prestigiado pelo prefeito João Campos (PSB) e o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos).
FIM DOS HOLOFOTES- A partir de hoje, os prefeitos que são candidatos à reeleição não poderão mais fazer inaugurações ou dar ordens de serviço em atos públicos, obedecendo à legislação eleitoral.
MEXIDA NA CHAPA - Como o blog antecipou, em Carpina, a chapa da situação teve uma mexida nos nomes. O prefeito Manuel Botafogo (PMN) anunciou a saída do seu sobrinho Júnior Botafogo. A vaga, agora, ficou em aberto.
PINGA-FOGO: Quem vencerá as eleições em Araripina?