Coluna do sábado | Aproximação de Rodrigo Pinheiro de Clodoaldo é sinal de um distanciamento de Raquel
A entrevista exclusiva dada pelo prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro a este blog, confirmando a futura aliança com o deputado federal Clodoaldo Magalhães, repercutiu muito na cena política caruaruense, além de ser o sinal mais claro de que ele já não espera ter o apoio da governadora Raquel Lyra em sua reeleição.
Com uma boa avaliação de gestão, Rodrigo quer embalar sua campanha à reeleição com a força do próprio governo. Decisão acertada e estratégia louvável. Além disso, o prefeito faz um movimento de aproximação com as forças estaduais e nacionais do PT.
Lembrando também que o próprio deputado Clodoaldo preside uma sigla que está numa federação com o partido de Lula. É como ter o PT e a esquerda suprisse a ausência que Raquel fará ao seu palanque. Isso pode trazer por gravidade, ainda no primeiro turno, uma possível união com Zé Queiroz, abençoada pelo prefeito do Recife, João Campos, que está torcendo à distância para que o rompimento entre os tucanos aconteça.
Por fim, para quem pensava que o prefeito Rodrigo Pinheiro era carta fora do baralho, está completamente enganado. Ele terá pela frente uma missão difícil: manter os vereadores que estão lhe apoiando sem colocá-los em “chapas da morte” para e reeleição.
MINIMIZANDO - Ainda sobre a entrevista, o prefeito Rodrigo sempre tenta passar a impressão de que, por ele, a relação com a governadora está num céu de brigadeiro, mas muita gente sabe que, na prática, a música que toca é outra.
ZELADORIA - A convite do prefeito, participei ontem de parte da reunião semanal de zeladoria da cidade. Pude atestar o cuidado da gestão com Caruaru. Se mantiver esse ritmo, ele chegará às vésperas da eleição voando na aprovação.
PREGANDO UNIDADE - À coluna, o presidente da Câmara, Bruno Lambreta, disse que trabalha e torce para que Raquel Lyra e Rodrigo Pinheiro fiquem juntos e o grupo unido. “Agora, essa é uma decisão que tem que partir deles”, disse Lambreta.
SIMBOLISMO - A filha do ex-vereador Jota Cândido, Karol Cândido, assumiu a cadeira de vereadora de Carpina, após o pedido de licença-maternidade da titular do mandato, Cássia do Moinho. A posse de Karol foi recheada de simbolismo e memória ao seu pai, que além de ser ex-vereador e radialista foi morto de forma brutal. Um dos discursos mais emocionados foi o do seu irmão, Pedro Cândido.
FRASE DO DIA: “O Nordeste precisa se reposicionar e se tornar parte da solução para o País. Temos muita capacidade logística, energia renovável, cultura, turismo e economia criativa. Nós temos os cinco maiores investimentos do Brasil na energia solar e eólica”, discursou a governadora Raquel Lyra, durante encontro do Consórcio Nordeste.
RÁPIDAS
PESCA - O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, empossou o professor, biólogo e ambientalista Fábio Barros e Silva como novo superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Estado de Pernambuco. A cerimônia foi realizada ontem, no auditório do órgão. O ministro destacou o currículo do escolhido e sua capacidade técnica.
GUERRA JUDICIAL - A saga do (des)União Brasil continua. O presidente do diretório estadual, Marcos Amaral, obteve uma vitória na Justiça e anulou a liminar concedida antes para o grupo de Mendonça Filho sobre a eleição do partido. Assim, ele está confirmado na presidência da legenda e tomou posse no dia 1º de maio.
PINGA-FOGO: Quem será o candidato ou a candidata de Raquel em Caruaru?