Coluna do sábado | André muda tom do discurso, alfineta Frente Popular e se apoia em Marília de olho no Senado
Conhecido com um perfil conciliador, como reza a cartilha macielista, o deputado federal André de Paula (PSD) deu uma guinada em seu discurso na propaganda eleitoral e foi para cima da Frente Popular, para cravar aos senadores Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB) a alcunha de “senadores de Paulo Câmara”. Completou, “Paulo Câmara elegeu dois senadores na última eleição e agora quer eleger mais uma senadora do time dele”, fazendo referência à deputada Teresa Leitão (PT), candidata a senadora da Frente Popular.
Essa mudança na estratégia está olhando os indicadores das pesquisas, que apontam uma polarização entre Teresa Leitão e Gilson Machado, dando ainda uma vantagem à candidata do PT. Nas últimas sondagens, André de Paula vem aparecendo em terceiro, com uma só vaga de senador em jogo. A reta final da campanha será fundamental para consolidar o nome, pois não existe segundo turno para o Senado.
A vinculação direta com Marília veio tarde, mas ainda pode produzir efeitos. André errou quando fez sua campanha desassociada da candidata a governadora. As cores de suas peças publicitárias nas ruas lembravam muito mais o André do antigo PFL do que a nova roupagem ao lado da neta de Arraes. Esse erro crasso poderá ter efeito no resultado final do pleito. Porém, como um dia numa campanha é uma eternidade, os 15 que ainda faltam até a eleição serão cruciais para determinar o futuro do presidente estadual do PSD.
Muitos aliados de André ainda apostam suas fichas que com o grande percentual que Marília Arraes tem nas pesquisas e se chegar com esse viés de alta no dia 2, “ela poderá puxar ele e consolidar um clássico com Teresa”, confidenciou um membro da coordenação à coluna. Isso justifica esse “intensivão” feito pelo marketing da campanha para vincular os dois.
CONSOLIDOU SUA LIDERANÇA - A prefeita Márcia Conrado (PT) demonstrou muita força e liderança no evento que comandou ao lado da chapa da Frente Popular. A carreata em Serra Talhada parou o Pajeú. Ela está com a corda toda, pois os antigos prefeitos se juntaram para bater de frente com a política “neófita”. Danilo saiu impressionado: foi de longe um dos seus maiores eventos no Sertão até agora.
COELHO É COELHO - A pesquisa Real Time Big Data trouxe um dado no mínimo interessante. O candidato Miguel Coelho transfere naturalmente mais votos para seu primo Guilherme Coelho, senador de Raquel, do que para seu próprio companheiro de chapa, Carlos Andrade Lima. Na cabeça do eleitorado, Coelho é Coelho e ambos devem estar juntos.
BOLSONARO EM PE - O presidente desembarca hoje em Pernambuco para reeditar a motociata do ano passado, de Santa Cru até Caruaru. Além disso, na agenda está a presença na Marcha pra Jesus, em Garanhuns. Esses eventos reforçam seu palanque no estado, com Anderson e Gilson. Bolsonaro está se mostrando um padrinho melhor que Lula no quesito presença.
RÁPIDAS
ENTRE AGENDAS - O programa Entre Agendas comandado por este colunista vai ao ar hoje com o candidato a governador Anderson Ferreira (PL). Você vai saber o que ele fala sobre os debates, Bolsonaro e PSB.
MIRANDO O 2º TURNO - A candidata Raquel Lyra (PSDB) está focando toda a sua comunicação de olho no segundo turno. Se apoiando nas pesquisas que apontam sua competitividade, a tucana começa a fazer comparações com a candidata de Marília Arraes.
CARPINA - Fabíola e Lula Cabral participam hoje, em Carpina, de um grande evento comandado pelo empresário Bodão. Eles reforçam a mensagem de Marília na principal cidade da Mata Norte.
PINGA-FOGO: Como Sileno Guedes vai agir diante das representações em sua mesa contra candidatos do PSB?