Coluna do sábado | A predileção de Lula
Na política, os gestos falam mais do que mil discursos. Em sua passagem por Pernambuco esta semana, o presidente Lula não escondeu que prefere o prefeito João Campos (PSB), no Recife.
Muitos foram os gestos para atestar isso. Declinou do convite protocolar do Palácio, jantou com os Campos, reuniu o PT para dizer sua preferência, chegou ao evento do Exército com o prefeito no seu carro, fora as cliques que foram divulgados.
Por fim, resta saber se essa predileção será transformada em aliança na eleição.
FORA DO RADAR - Após especulações, petistas afirmaram à coluna que o deputado estadual e ex-prefeito João Paulo Lima, todas as vezes que foi sondado, “declinou da postulação”. Completou um petista de alto escalão, sob reserva: “ele é, de longe, o melhor candidato. Até a prefeito, mas parece não querer”. Tentamos contato com o parlamentar, mas sem sucesso até o fechamento da coluna.
TEM A MAIORIA - Pela costura que fez internamente, o assessor do ministro Alexandre Padilha e ex-vereador do Recife, Mozart Sales, tem mais adeptos dentro do PT para ser vice do prefeito João Campos. Por sua discrição, é o que melhor se encaixa no perfil.
COSTUROU POR FORA - Já o deputado federal Carlos Veras, que é outro nome que está no páreo, preferiu fazer o caminho inverso de Mozart e costurar de fora pra dentro. Isso também poderá ter um efeito no futuro.
FRASE DO DIA: “Eu falei com o coração”, disse o presidente Lula ao blog sobre seu discurso na Refinaria Abreu e Lima.
SAÍDA - Com a predileção de Lula escancarada, no Recife, restou à governadora Raquel Lyra tentar reverter na política. A classe política está aguardando seu direcionamento para girar a chave.
COLANDO IMAGEM - O ex-prefeito e pré-candidato Elias Gomes teve uma breve conversa com o presidente Lula e apresentou suas ideias sobre a segurança. Ficou combinado que ele vai se reunir com o novo ministro da pasta, Ricardo Lewandowski.
PINGA-FOGO: Quem Lula irá escolher para vice de João Campos?