Coluna do sábado | A mudança do papel do jurídico nas campanhas
Historicamente, ter uma boa assessoria jurídica fazia parte da composição de quem queria trilhar uma boa campanha eleitoral. Era quase que um tripé: marketing, comunicação e jurídico.
Com o passar dos anos, essa ótica mudou, ou, pelo menos, o jurídico saiu de uma posição de coadjuvante assessor para protagonista. A campanha municipal deste ano mal começou e, em muitas cidades, as ações dos advogados por ora estão acima da própria campanha, pautando os movimentos dos candidatos.
Esse crescimento exponencial do papel do advogado na campanha deve-se, também, ao crescimento da força de intervenção do judiciário em nível nacional.
CAMPANHA MORNA - A mudança na legislação eleitoral causou mudanças no jeito de fazer campanha. Em muitas cidades, algumas candidaturas, sobretudo as de oposição, ainda não colocaram seu time na rua. Há uma expectativa que a eleição só comece em setembro para ser apenas um mês de eventos e, consequentemente, diminuam os custos da campanha.
ENTRELINHAS DA FESTA - A vice-prefeita do Recife, Isabela de Roldão, comemorou seu aniversário em grande estilo ao lado das lideranças políticas da Frente Popular. Após o PDT desembarcar do Governo Raquel, Isabela, nas entrelinhas, fez do seu aniversário uma adesão informal à candidatura de João Campos.
FRASE DO DIA: “Falta caráter ao Marçal. Ele me esculhambava até perto da eleição de 2022. Dizia que a diferença entre Lula e eu se resumia a um dedo e me chamou de ‘quadrilheiro’. Poucas semanas depois, quando não pôde ser candidato à presidência, mudou de lado na reta final da campanha. Isso é falta de caráter”, disse o ex-presidente Jair Bolsonaro.
RÁPIDAS
ESTRUTURANDO - Sob o comando de Alex Campos, a Companhia Pernambucana de Saneamento, a Compesa, vem se estruturando e se preparando para a concessão pública. A virada de chave na instituição é sentida por todos. Os problemas do desabastecimento ainda são muitos também. Campos tem uma missão árdua.
ARARIPINA - A candidatura de Evilásio Mateus (PDT) ganhou um reforço de peso. Após a desistência de Tião do Gesso, o PSB anunciou apoio à candidatura do pedetista. A eleição promete ser animada na principal cidade da região do Araripe.
PINGA-FOGO: Lula virá a Pernambuco para fazer campanha?