Coluna do sábado | A corrida pela primeira secretaria da Alepe
Enquanto a disputa pela presidência da Assembleia, que se afunilou entre os deputados Álvaro Porto e Antônio Moraes, a corrida pela primeira secretaria ainda vive um cenário com muitos nomes se colocando.
Conhecida como prefeitura da Casa, o posto de primeiro secretário tem muitos deputados se mexendo ser o escolhido no dia 1º de fevereiro. A lista hoje é grande: Aglailson Victor, Rodrigo Novaes, Gustavo Gouveia, Simone Santana, Francismar Pontes, Danilo Godoy e Claudiano Martins.
Com o passar dos dias o processo de afunilamento também irá acontecer. Por a presidência ter sido articulada pelos próprios deputados até agora, a primeira secretaria passará pelo veto da governadora eleita.
PREVISÃO SOCIALISTA - Em conversa com a coluna, “cardeais” do PSB de Pernambuco já reconhecem que Raquel fará uma grande gestão. E temem a dificuldade de voltar a comandar o estado daqui a quatro anos. “O segredo estará na articulação política”, disse socialista.
VAGA DO TCE - Nesta corrida para a Mesa Diretora da Alepe, há um fator que será fundamental para consolidar o processo: a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas. Com a aposentadoria da conselheira Teresa Dueire, em junho, a Alepe terá que indicar um nome. Porém, já agora têm muitos se movimentando para faturar essa vaga. A eleição da Mesa passa por isso.
RÁPIDAS
COTADO - O deputado federal Milton Coelho está cotado para a presidência nacional de um órgão importante do Governo Federal. Milton tem relação muito próxima com o núcleo duro de Lula.
GOIANA - O prefeito Eduardo Honório acredita que pode disputar a reeleição. Porém o entendimento de muitos juristas é que ele já está reeleito, pois assumiu a prefeitura após a morte do titular.
PINGA-FOGO: Quem será o nome forte de Raquel para bater com João Campos no Recife?