Coluna do Sábado | A corrida pela polarização com João Campos
O primeiro dia de campanha no Recife revelou uma estratégia das campanhas de Daniel Coelho (PSD) e Gilson Machado (PL): polarizar com o prefeito João Campos (PSB). Essa tática é uma questão de sobrevivência na corrida e busca estimular um segundo turno.
Gilson tenta conquistar o eleitor de direita que hoje está com João, apresentando os problemas da cidade. Daniel faz o mesmo e parece estar focado em desfazer a imagem de gestor competente que o prefeito conseguiu construir nesses mais de três anos de gestão sem oposição.
Campos será "bombardeado" durante toda a campanha, como já era esperado. A gestão já deu sinais de que responderá aos ataques, poupando o candidato à reeleição de entrar nas discussões como os adversários desejam.
DANDO DISCURSO - Além de resolver o problema de abastecimento de água nas cidades de Carpina e Paudalho, a governadora Raquel Lyra, ao inaugurar uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), forneceu material de discurso de sobra para o deputado Gustavo Gouveia (SD) na região. Esse foi um resultado do empenho pessoal dela para resolver esse antigo problema.
EMPENHADOS - O grupo de Roberta Arraes não só aderiu à campanha de Evilásio em Araripina, no Sertão de Pernambuco, como também tem demonstrado empenho para elegê-lo prefeito e, por consequência, trabalhar para que a deputada tenha uma boa votação em 2026, como já foi anunciado que será a deputada do grupo.
FRASE DO DIA: “Chegamos muito animados a essa virada de chave que marca o início da campanha”, comemorou Sileno Guedes, presidente estadual do PSB.
RÁPIDAS
MAIS CRECHES - Na primeira agenda de campanha, o prefeito João Campos (PSB) prometeu triplicar as vagas de creche na cidade do Recife. Hoje, a cidade tem aproximadamente 6,5 mil vagas e a proposta é superar 20 mil ao final de 2028.
CLIMA AMISTOSO - Depois de receber o presidente da Alepe, Álvaro Porto, no Palácio, a governadora Raquel Lyra foi até Canhotinho, terra do presidente, para celebrar os dois anos da Masterboi na cidade e anunciar a reforma do Mercado Público.
DESCONTINUIDADE- Os indicadores do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) caíram em Caruaru pela primeira vez após nove anos de crescimento. A gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) descontinuou o que foi iniciado por Zé Queiroz e continuado por Raquel Lyra enquanto prefeita.
PINGA-FOGO: Quem conseguirá realizar sua estratégia no final: Daniel ou Gilson?