Coluna da terça | Um fato inusitado
Com mais de 80% de aprovação e com uma reeleição bem consolidada, o prefeito Fábio Aragão (PSD) surpreendeu a todos e anunciou, através de live, que não irá disputar a eleição deste ano. Ele justificou alicerçado em um recado divino. Fábio nunca escondeu sua religiosidade, inclusive, por ser membro da Igreja Adventista do 7º dia, não comparecia a eventos de campanha e de gestão entre sexta e sábado.
Ao tirar seu nome do jogo eleitoral, ele lançou de pronto seu vice-prefeito Hélio Aragão e se colocou como cabo eleitoral. Fábio se tornou candidato em 2020, após a morte do seu pai, o ex-vereador Fernando Aragão, vítima da covid-19. O empresário, ao poucos, foi consolidando sua liderança e ganhando a confiança da população. Chega ao quarto ano do mandato com uma força política e eleitoral como poucos da região. E, num verdadeiro fato inusitado, abdica de tudo isso em nome da fé.
AGENDA POSITIVA - Nas últimas semanas, a governadora Raquel Lyra (PSDB) vem imprimindo uma agenda positiva em sua gestão, com entregas e números que animam, a exemplo da segurança. Ontem, focada na educação, realizou o seminário Juntos pela Educação e entregou 184 ônibus, ou seja, um para cada município do estado.
ENCONTRO COM LULA - Está na agenda do presidente Lula um encontro com a governadora Raquel Lyra, hoje, às 10h, no Palácio do Planalto. O presidente da Caixa Econômica, Carlos Vieira, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, que também é pernambucano, estarão no encontro. Ações concretas para os prédio-caixão de Pernambuco deverá ser a pauta do anúncio.
UM POR SEMANA - Mais um encontro com a governadora Raquel Lyra acontece após liberar recursos e várias ações para a cidade do Recife na semana passada. Lula quer agradar a todos e sonha em ter o apoio de todos os lados. O presidente já disse em entrevista a este blog que tem por Pernambuco “um chamego diferente, como um filho mais novo”.
FRASE DO DIA: “Estarei na campanha e serei o melhor cabo eleitoral do Brasil”, disse o prefeito Fábio Aragão (PSD) ao anunciar que não disputará a reeleição.
RÁPIDAS
DNA DE MARÍLIA - Enfim, a ex-deputada e dirigente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, indicou um aliado na gestão do seu primo e prefeito do Recife, João Campos (PSB). O escolhido foi o jornalista Ed Ruas, que assume a Secretaria Executiva de Inovação Urbana da Prefeitura do Recife.
AFINANDO O DISCURSO - O pré-candidato a prefeito do Recife, Daniel Coelho (PSD), foi recebido pelo ex-senador Armando Monteiro Neto em seu escritório. Eles debateram os desafios da capital pernambucana e afinaram o discurso para a campanha. Monteiro crê que o pleito do Recife poderá ter dois turnos e apresentar fatos novos.
ENTREGUE ÀS BARATAS - Uma das potências do turismo pernambucano, a Ilha de Itamaracá está vivendo um dos seus piores momentos. A gestão municipal fica inerte, faltam recursos e articulações. As chuvas estão tornando as ruas intransitáveis. A ilha de “encantos mil”, cantada por Reginaldo Rossi, ficou no passado.
PINGA-FOGO: A saída de Fábio Aragão vai mudar o cenário eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe?