Coluna da terça | Tirando o plano de governo do papel
Foto: Hesíodo Góes/Secom
Uma das promessas que mais repercutiu durante a campanha de 2022, pela então candidata Raquel Lyra (PSDB), foi o Mães de Pernambuco. Em todas as entrevistas e debates, a tucana trazia a proposta quase como carro-chefe de sua corrida pelo Palácio do Campo das Princesas.
Ontem, a agora governadora tirou do papel esse projeto do seu plano de governo dizendo que é o maior programa de transferência de renda e combate à fome do Norte e Nordeste. Raquel anunciou o auxílio de R$ 300 por mês a 100 mil mulheres que vivem em situação extrema de vulnerabilidade social e têm filhos com até seis anos de idade.
O benefício será pago em 12 parcelas mensais. Para este ano, os recursos previstos para o pagamento são da ordem de R$ 30 milhões por mês, já garantidos no orçamento de 2024, vindos do Tesouro Estadual. A primeira parcela será paga no mês de maio, após o Dia das Mães, tempo necessário para a confirmação das mulheres selecionadas.
AGENDA - O prefeito do Recife, João Campos (PSB), tem duas agendas nesta terça. A primeira, às 11h30, onde participa de reunião preparatória para encontro do G20. À tarde, ele inaugura a Escola de Turismo do Recife. A instituição municipal vai atuar em parceria com Senac, Sebrae, UFPE e o Desenvolve, ação da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional da cidade.
LUPI EM CARUARU - O ministro da Previdência Social e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, confirmou presença no ato de José Queiroz, em Caruaru, no próximo dia 7 de abril.
APOIO DA FEDERAÇÃO - Esse ato de Queiroz será o apoio formal da federação PT/PCdoB/PV à sua pré-candidatura a prefeito. Essa foi uma costura dos senadores Teresa Leitão e Humberto Costa, que trabalharam para retirar a pré-candidatura de Rosa Amorim e unir o palanque da esquerda em torno de Queiroz.
FRASE DO DIA: “O programa Mães de Pernambuco é um marco na nossa gestão, prioridade absoluta”, disse a governadora Raquel Lyra durante lançamento do programa.
ITAMBÉ - Por problemas internos do PT e com o ingresso de Armando Pimentel no PV, partidos que compõem uma federação, Manuella Mattos ficou sem saída e deverá disputar a eleição em Itambé por outra legenda. Ela já recebeu vários convites e deve anunciar em breve sua escolha.
SERRA TALHADA - O presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia, foi até Serra Talhada para anunciar apoio da legenda ao grupo do ex-prefeito e deputado Luciano Duque.
PINGA-FOGO: O vice de Queiroz será do PT ou a vaga ficará com Lessa mesmo?