Coluna da terça | Solução caseira pra vice
Conhecendo o estilo e o histórico do PT, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), partiu na frente e filiou dois secretários: Marília Dantas, no MDB, e Felipe Mattos ingressou no Republicanos. Eles se projetam como alternativa para compor vice na sua chapa.
Pela formatação do governo, Marília Dantas é a supersecretária da gestão João Campos. Está em sua pasta os maiores e também os mais ousados projetos da administração municipal. Do Parque Eduardo Campos às intervenções nas encostas dos morros. Além de ser engenheira, como o prefeito. Ela é conhecida pela capacidade de trabalho e entregas. Chama atenção que ela foi, ao lado do prefeito, receber o prêmio da ONU para os COMPAZ, mesmo sem fazer parte de sua pasta, mas saiu na foto.
Por sua vez, Felipe Mattos comanda a pasta do Planejamento da gestão na elaboração de projetos e captação de recursos. Até pouco tempo, a inovação da gestão estava sob sua responsabilidade. Ele é o pai do “Conecta Recife”, além de ter um perfil parecido com o prefeito na elaboração das ações. Por não se tratar de um debate de gênero, como foi em 2020, por ter sua principal concorrente sendo uma mulher, João poderá optar por Felipe com tranquilidade.
Segundo as pesquisas, a população espera um vice parecido com João. Filiar em dois partidos diferentes, que estão no espectro da Frente Popular, foi uma decisão acertada de Campos para mostrar a pluralidade do seu palanque. O Republicanos foi o primeiro partido a declarar apoio à reeleição e deverá crescer muito nesta eleição, já o MDB renovou e escutou do próprio prefeito que vai crescer muito ainda.
Por fim, essa definição de vice só será fechada nas vésperas das convenções. Até lá, muitas conversas e costuras deverão ser feitas para galgar o espaço que poderá se tornar efetivo se o prefeito João Campos optar em deixar a prefeitura para ser candidato a governador. Por isso, ele optou em uma solução caseira, apostando muito mais em alguém que continue tocando a gestão e alavanque seu projeto estadual.
DOIS NOMES - Os petistas - por falta de estratégia - ainda permanecem insistindo com dois nomes na rua: Mozart Sales e Carlos Veras. Dando ao PSB a chance de repetir o feito de 2012, que, diante do imbróglio petista, apontou um caminho em faixa própria com Geraldo Júlio. O resto da história já conhecemos.
RUMO À REELEIÇÃO- A mais nova rodada da pesquisa Simplex/CBN em Garanhuns, no Agreste pernambucano, apresentou um cenário cristalizado de liderança do prefeito Sivaldo Albino (PSB). Além da aprovação, Sivaldo precisa mostrar que converte boa aprovação em votos, não é pra todos.
PREVISÃO - Os Republicanos e Progressistas deverão ser os partidos que mais vão crescer nesta eleição deste ano em Pernambuco. O cuidado e o traçado da política de ambos os lados se devem à experiência dos seus presidentes Silvio Costa Filho e Eduardo da Fonte. Se a federação sai, será uma potência e não dará espaço para pensar muito.
FRASE DO DIA: “Estou preparada para o desafio”, disse a deputada Gleide Ângelo após transferir o domicílio eleitoral para Olinda.
FATO NOVO - Sem Luciana Santos no páreo, a deputada delegada Gleide Ângelo poderá ser o fato novo da eleição em Olinda. Ela já perdeu a chance de fazer história em Jaboatão dos Guararapes e não pode repetir o erro.
DE VOLTA - Após quatro dias nos Estados Unidos, o prefeito João Campos reassume hoje a Prefeitura do Recife. Enquanto viajava, em um fato histórico, o presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, estava curtindo comandar a capital do estado. Ainda recebeu a visita, no gabinete, do senador Fernando Dueire (MDB).
CONFIANTE - O prefeito de Vicência, Guiga, está muito animado com a receptividade do seu pré-candidato na rua. Éder, que é o atual vice-prefeito, vem mostrando unidade e estilo parecido com o atual prefeito.
PINGA-FOGO: O PT ainda acredita que indicará a vice de João Campos?