Coluna da terça | PT espera Humberto para lançar Teresa Leitão no Recife
Diante dos últimos movimentos político do prefeito João Campos (PSB), que deixa entender que não quer o PT na vice, enfim os petistas andam buscando unidade interna para lançar uma candidatura própria na capital.
Desde a redemocratização, o PT lançou candidato em faixa própria em todas as eleições no Recife. De todas as campanhas que disputou, ganhou três: duas com João Paulo e uma com João da Costa. Sem falar nas eleições que esteve no segundo turno com João Paulo em 2016 e, por último, com Marília Arraes, em 2020.
O nome da vez é o da senadora Teresa Leitão. Petistas estão convencidos de que precisam se unir para levar essa estratégia ao presidente Lula, que terá a palavra final. Outro ator importante é o senador Humberto Costa, pois as demais tendências já estão convencidas. “Sem o apoio fechado do PT local, não teremos força junto a Lula e à nacional”, revelou petista de alto escalão.
SEM INTENÇÃO - A declaração do senador Humberto Costa (PT) colocando nas mãos de Lula e de João Campos a definição da vice é a prova de que ele não tem a menor intenção de entrar na articulação para que o PT monte o palanque próprio. Em outras palavras, Costa não quer comprar uma briga que julga não ser dele. Segue o jogo!
APELO - Em seu discurso, o ministro José Múcio (Defesa) elogiou a atuação do Governo do Estado e fez um apelo à bancada federal. “Essa não é uma obra de CPF, mas de todos nós. Quero pedir aos nossos federais que já preestabeleçam uma cota da emenda de bancada para essa obra. Com isso, terei força para dizer ao presidente que precisaremos de mais dinheiro”, disse Múcio, que contou com os aplausos dos federais presentes.
FRASE DO DIA: “Não podemos deixar que esse projeto da Escola de Sargentos em Pernambuco seja questionado. Temos que bater o prego e virar a ponta”, disse o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
ANÚNCIO DAS CRECHES - Durante o Congresso da Amupe, a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou o cofinanciamento para educação infantil e o ensino fundamental em tempo integral para os municípios. O decreto será publicado na edição do Diário Oficial de hoje. O lançamento do edital para a construção do primeiro lote de 50 novas creches será publicado ainda no primeiro semestre.
SÃO JOÃO - Nesta terça-feira (16), às 11h, o prefeito João Campos vai apresentar os detalhes do São João 2024. O evento será no Sítio Trindade, um dos polos da festa junina na capital pernambucana.
PINGA-FOGO: Quando Teresa Leitão vai mudar o domicílio eleitoral para o Recife?