Coluna da terça | PSDB prepara filiação em massa
Símbolo de que virou a chave na política, a governadora Raquel Lyra está costurando uma filiação de mais de 30 prefeitos de uma só vez ao seu partido. O objetivo do ninho tucano é mostrar força na política pernambucana e buscar capilaridade da mensagem da governadora nos quatro cantos do estado.
Segundo fonte tucana, “diversas conversas estão sendo feitas para consolidar essa ação em massa”. Apuramos que o evento de filiação deverá acontecer em breve. O alvo maior do tucanato é o PSB e partidos que hoje orbitam a Frente Popular. O fato é que muitos prefeitos - que já demonstram satisfação ao Governo - vão querer ir pra urna com o número de Raquel.
Essa equação do PSDB poderá causar também desafetos a alguns líderes políticos que estavam apostando na inércia do Palácio. O movimento começa a acontecer e não pode ser subestimado.
NOME DO VICE - O nome do ex-prefeito Geraldo Júlio voltou a ser ventilado como opção na chapa do prefeito João Campos. Fomos o primeiro blog a trazer essa informação. O desenho de hoje é que Ana Paula Vilaça fature o posto com o apoio, inclusive do próprio Geraldo e do deputado Felipe Carreras.
CANDIDATÍSSIMO - O empresário de educação, advogado e economista Carlos Costa, irmão do ministro Silvio Costa Filho, já está trabalhando seu nome para entrar na política. Ele está animado para disputar uma vaga na Câmara Federal. Isso porque seu irmão deverá disputar um mandato majoritário em 2026. Carlos já vem aparecendo nos principais cliques do Republicanos.
FORÇA NA OAB - O atual presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Fernando Ribeiro, está sendo animado por muitos para disputar a reeleição este ano. O pleito só acontece em novembro, mas as articulações já começaram. O balanço de suas ações durante seu mandato reflete essa força eleitoral.
FRASE DO DIA: “Sou um soldado à disposição de uma liderança que já mostrou a Pernambuco sua força e compromisso. Marília faz política para o povo e com o povo e é por isso que estou tão feliz em poder seguir ao seu lado e contar com sua experiência e comando”, disse o vice-prefeito de Paudalho, André Viana.
TROCA DE COMANDO - A governadora Raquel Lyra anunciou a troca dos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. Coronel Ivanildo Medeiros é o novo comandante geral da PM e o delegado Renato Leito assumiu a chefia da Polícia Civil. A troca acontece em meio a uma pressão da classe e possível paralisação.
PAUDALHO - O Partido Solidariedade terá candidatura própria na cidade de Paudalho, na Mata Norte. O nome escolhido por Marília Arraes é do vice-prefeito André Viana, rompido recentemente com a gestão.
NA ESPERA - Os Coelhos estão esperando a definição do União Brasil em nível nacional. Próximos a ACM Neto, se a linha do DEM sair vencedora, eles terão uma sigla pra chamar de sua. Resta saber se Rueda sairá vitorioso do processo eleitoral interno.
PINGA-FOGO: Simão Durando, prefeito de Petrolina, vai disputar a reeleição por qual partido?