Coluna da terça | Pressão ou desespero do PT pela vice?
Começando o ano eleitoral, o Partido dos Trabalhadores intensificou a ofensiva para conquistar o posto de vice do prefeito João Campos, no Recife. O fato novo veio através da mídia nacional em torno do nome do deputado Carlos Veras, que se coloca como opção dentro do PT. Mais dois nomes aparecem no jogo: o assessor do ministro Alexandre Padilha, Mozart Sales, e a vereadora Liana Cirne.
As ações dos petistas têm duas interpretações. A primeira é apenas pressão mesmo; a segunda pode ser entendida como desespero de querer garantir lugar na chapa. Os petistas pernambucanos esquecem é que eles dão voltas, mas a palavra final será do presidente Lula.
Por fim, longe de querer dar ao PT, esses movimentos dos petistas só ajudam João a optar por uma solução caseira. Fica muito evidenciado que só pensam em voltar a comandar a Prefeitura do Recife sem muito esforço. Resta saber se essa “pressão” vai funcionar.
SAI GANHANDO - A vereadora Liana Cirne acerta em dar visibilidade ao deputado Carlos Veras, pois mostra desprendimento pela decisão da legenda ao mesmo tempo em que, se Veras for o escolhido, ela teria a chance, numa eventual vitória, de assumir o mandato de federal. Haja vista, que ela é a primeira suplente do PT.
SONHO DO PALÁCIO - Um observador da política, sob reserva, avaliou que deixar o PT na vice de João Campos é o sonho da política palaciana. Isso porque levaria o herdeiro político de Eduardo Campos a pensar duas vezes se vai renunciar mesmo para disputar o Governo de Pernambuco em 2026. Hoje, João é o principal oponente da governadora Raquel Lyra.
FRASE DO DIA: “Eu sou um soldado do partido, estou à disposição desde o dia em que me filiei”, disse o deputado Carlos Veras ao comentar os rumores do seu nome na vice de João Campos.
RÁPIDAS
AMPLIANDO O PL - O presidente estadual do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, passou a semana fazendo articulações para lançar candidaturas do partido na região do Agreste do estado.
IPOJUCA - A prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PP), e a vereadora e pré-candidata à prefeitura do município, Adilma Lacerda (PP), estiveram reunidas com o presidente do PSDB em Pernambuco, Fred Loyo. Esse foi um gesto do partido de Raquel ao PP.
CABO - O deputado estadual Jeferson Timóteo (PP) foi escolhido para coordenar a campanha de reeleição do prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém (PP). Ele vai ter um trabalho árduo pela frente e isso põe fim aos rumores de que substituiria o atual gestor na eleição.
PINGA-FOGO: Keko do Armazém conseguirá uma reviravolta na eleição do Cabo de Santo Agostinho?