Coluna da terça | Prefeitos arrependidos
A crise das prefeituras parece não ter fim. Por onde se olha, os prefeitos estão com as mãos na cabeça para fechar as folhas salariais e deixar os compromissos em dia.
Muitos deles fizeram campanha pesada para colocar de volta Lula na presidência da República e, agora, sentem o efeito dessa crise nos repasses. Prefeitos - que preferem não aparecer - que eram lulistas de carteirinha não escondem o arrependimento de ter votado no petista.
A comparação com o período que as prefeituras viveram no governo passado é inevitável entre os prefeitos. Se continuar desse jeito, o efeito rebote será sentido pelo presidente na sua busca pela reeleição. Detalhe que o Nordeste teve um papel decisivo. Se os gestores municipais cruzarem os braços, vai ser complicado.
TJPE - O desembargador Ricardo Paes Barreto foi eleito por aclamação para presidir o Tribunal de Justiça de Pernambuco para o biênio 2024/2026. A eleição foi comemorada pelo meio jurista pernambucano.
JABOATÃO - O Avante bateu o martelo e vai lançar a pré-candidatura própria para prefeito de Jaboatão dos Guararapes nas eleições do próximo ano. O nome escolhido foi o de Daniel Alves e teve a benção do deputado Waldemar Oliveira.
FRASE DO DIA: “Nem ela sabe ainda”, diz o deputado Waldemar Borges sobre a candidatura da ministra Luciana Santos à Prefeitura de Olinda.
RÁPIDAS
NOVO RITMO - Danilo Cabral vem dando um novo ritmo à Superintendência do Nordeste (Sudene). Com uma agenda cheia e articulando recursos para a região, Danilo vem chamando atenção do Planalto em suas ações.
OROCÓ - Os movimentos políticos do ex-vereador Ismael Lira vêm tomando corpo na cidade de Orocó, no Sertão pernambucano. Diante da falta de definição do atual prefeito para a escolha do sucessor e reunindo a oposição em torno do seu nome, Ismael é o franco favorito.
PINGA-FOGO: O Governo Lula vai conseguir dar uma resposta aos prefeitos do Brasil?