Coluna da terça | Prefeita Célia Sales agora é PP
Numa articulação que durou mais de dois meses, conduzida pessoalmente pelo presidente da legenda, deputado Eduardo da Fonte, a prefeita de Ipojuca, Célia Sales, bateu o martelo e se filiou ao Progressistas.
Uma das cinco maiores economias do estado, Ipojuca se soma agora às mais de 30 prefeituras que são geridas pelo PP em Pernambuco, formando um “cinturão” na Metropolitana sul com Cabo de Santo Agostinho e Moreno. De casa nova, a prefeita Célia Sales deverá lançar o nome da sua sucessão pela sigla.
A ida do grupo Sales fortalece também o PP na Alepe, com a aproximação do deputado Romero Sales, que, mesmo filiado a outra legenda, ficará mais sintonizado com a liderança progressista. Com esses movimentos, Eduardo da Fonte, na surdina, fez do seu partido uma sigla atrativa para 24.
CARTA DE ANUÊNCIA - A carta de anuência dada pelo PSB nacional ao deputado Jarbas Filho virou alvo de processo judicial promovido pelo suplente e vereador do Recife, Davi Muniz. O deputado está confiante do seu direito. Ele trocou recentemente o ninho socialista para voltar ao MDB.
CONTAGEM REGRESSIVA - O ex-prefeito Junior Matuto (PSB) está numa expectativa para assumir o mandato de estadual. Ele, na cadeira de estadual, teria a possibilidade de as ações contra ele subirem para a segunda estância, dando tranquilidade para 24. A questão é: quem vai sair do PSB para ele entrar?
AÉCIO DE NOVO? - O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, terá que se afastar da presidência do PSDB, que exerce desde fevereiro, por decisão da Justiça. Novas eleições terão que ser feitas, e o deputado Aécio Neves é um forte candidato.
FRASE DO DIA: “Todo esse crescimento do PP faz parte do trabalho para ampliar a base da governadora na Região Metropolitana”, disse o presidente Eduardo da Fonte.
RÁPIDAS
DESFECHO- Até o final da semana, os Coelhos farão um ato para anunciar o embarque no Governo João Campos e o deputado Antônio Coelho como novo secretário de Turismo.
BRASÍLIA - Embarco, hoje, para mais uma semana de muito trabalho em Brasília. Entre as pautas do Congresso Nacional, terá a posse do novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
PINGA-FOGO: A minirreforma eleitoral vai sair do papel?