Coluna da terça |Os gestos de Raquel para Lula
Durante toda sua agenda ontem, na Mata Norte, a governadora Raquel Lyra (PSDB) fez questão de enfatizar sua aproximação ao Governo Lula e o tratamento que vem recebendo do petista. Esse movimento iniciou, claramente, no aniversário do presidente, na semana passada, quando ela postou em suas redes sociais comemorando o dia.
Em todos os seus discursos, fez agradecimento nominalmente ao presidente da República e foi muito aplaudida. Essa nova fase no discurso político da governadora põe fim às críticas que ela vinha recebendo de alguns setores do PT que apontavam uma falta de gratidão por parte da gestora.
De fato, a informação vinda do Palácio do Planalto é que a gestora pernambucana tem tido um “tapete vermelho” estendido para suas demandas no coração do Governo Lula. O presidente quer tê-la como aliada e garantir mais de um palanque em seu estado natal. Do jeito que vai, ficará mais que natural o apoio formal dela à reeleição de Lula.
ACENOS A MORAES – A extensa agenda que a governadora cumpriu na Mata Norte, ontem, teve acenos ao deputado estadual Antônio Moraes. Desde a entrega do complexo policial em Goiana, em Macaparana – casa do deputado -, até Aliança, onde a obra da estrada foi um pleito pessoal do parlamentar, Raquel demonstrou em gestos e atos que tem Moraes na alta cota.
BEZERROS – A gestão em Bezerros, no Agreste, está virando um verdadeiro caos. Após pedir “paciência” aos artistas pelo atraso no pagamento dos cachês, a gestão de Lucielle Laurentino vem atrasando os fornecedores. Teve um que não aguentou e gravou um áudio. A dívida já passa de meio milhão de reais. Desse jeito, vai ser difícil chegar bem a 2024.
COSTURANDO A VICE - Após o nome da secretária de Educação Paula ser confirmado como a candidata do grupo Gouveia, em Paudalho, fica faltando apenas o anúncio oficial por parte do prefeito Marcelo Gouveia, que deve acontecer no próximo mês. A corrida no grupo agora é pela vice. O presidente da Câmara, Heristow Aragão, vem costurando o apoio dos vereadores para o posto. Ele teve a benção do prefeito para circular. Mais dois nomes estão no páreo: o secretário Catita e Luis Carlos do Sindicato. A escolha só será no próximo ano.
FRASE DO DIA: “Queremos ampliar nossa aliança, assim como fizemos com o PSD, queremos que outros partidos venham para o nosso palanque”, disse Raquel Lyra respondendo os movimentos de articulação para atrair o PDT.
DIÁLOGO – Após perder no texto da LDO, o Governo convidou todos os deputados estaduais para apresentar o planejamento do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA). A reunião será hoje, às 16h30, na Secretaria de Planejamento e Gestão. A relação entre o Executivo e a Alepe não está em um bom momento e uma ação como essa pode aproximá-los.
CIDADÃO CARPINENSE- O ex-procurador-geral do MPPE, Aguinaldo Fenelon, recebeu o título de cidadão de Carpina, na Mata Norte. O ato foi muito prestigiado e aconteceu na sede da Câmara de Vereadores da cidade. Aguinaldo tem um trabalho de prevenção à violência nas escolas e Carpina sempre esteve em sua rota.
PINGA-FOGO: Haverá troca de comando no Ceasa?