Coluna da terça | Os aplausos a Paulo Câmara e sua projeção para 26
Foto: Wesley D'Almeida
Os aplausos dirigidos ao ex-governador e presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, durante a posse de Danilo Cabral na Sudene, são a prova inequívoca de que seu nome continua vivo na política estadual.
Além de ser ovacionado, Paulo foi o último a sair do local da posse pela quantidade de pessoas que queriam cumprimenta-lo. Em nenhum momento durante seus oitos anos de Governo ele viveu tanta popularidade e calor da plateia.
Cada vez mais próximo do senador Humberto Costa, Paulo Câmara é cotado para compor chapa com o petista em 2026. Em outras palavras, eles podem editar a chapa que iria para a rua na eleição passada, com Humberto candidato ao Governo e Paulo no Senado.
Para finalizar, um interlocutor revelou à coluna, que "essa posse de Danilo é o primeiro ato de uma série de eventos que vamos realizar para mostrar a nova força da esquerda em Pernambuco", finalizou. Vamos aguardar os próximos movimentos.
PESQUISA – A pesquisa Simplex/CBN divulgada hoje com exclusividade por este blog trouxe vários cenários da cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano. O prefeito Rodrigo Pinheiro mostra uma vantagem considerável para os demais candidatos. Se mantiver assim, chegará muito forte para o pleito do próximo ano.
POSSE PRESTIGIADA – O novo superintendente da Sudene, Danilo Cabral, foi empossado em uma cerimônia concorrida, que reuniu governadores do Nordeste, os três senadores de Pernambuco, deputados e prefeitos de vários lugares do estado. A ausência notada foi da governadora Raquel Lyra (PSDB).
FRASE DO DIA: “Como dizia Eduardo Campos, o Nordeste não é problema do Brasil. Mas parte da solução. E Danilo vai ajudar a fortalecer isso”, discursou o prefeito João Campos, na posse do novo superintendente da Sudene.
RÁPIDAS
LULA EM PERNAMBUCO – Mais uma agenda presidencial está sendo formatada para que Lula venha para seu estado natal. Ele deve visitar as obras da Transposição na cidade de Salgueiro, no Sertão do estado, e fazer outra agenda na cidade de Jati, no Ceará. O líder mor do PT precisa alimentar o eleitorado nordestino com sua presença.
RECURSOS – Por falar no presidente Lula, na semana que vem ele vai assinar, ao lado da governadora Raquel Lyra, outro empréstimo, desta vez na ordem de R$ 1,5 bilhão. Como já antecipamos nesta coluna, o presidente quer agradar a todos em Pernambuco. Na verdade, ele quer ser a unanimidade para a sua própria reeleição.
CHUVAS – A governadora Raquel Lyra iniciou o dia sobrevoando as cidades da Mata Sul atingidas pelas chuvas. À tarde, teve reunião com os ministros para debater o assunto e à noite foi até a Prefeitura de Catende para se reunir com os prefeitos dos municípios atingidos.
PINGA-FOGO: Qual será o tamanho da influência de Raquel, Lula e Bolsonaro na eleição de Caruaru?