Coluna da terça | O recado do PSB a Lula
Foto: Cristiano Mariz
Sem meias palavras, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, desvelou o que pensa a alta cúpula do seu partido e não poupou críticas à condução do Governo Lula e às atrapalhadas da gestão petista. As declarações foi dada ao jornal Estado de S. Paulo. “Ninguém pode dar conselhos a quem não quer ouvir”, disse Siqueira.
Para Siqueira, o conselho político do Governo “não funciona” e revelou que o presidente Lula não anda escutando ninguém. Sobre 2026, o líder socialista disse ser cedo para cravar um apoio do PSB à reeleição de Lula. Além de compor na vice-presidência, o PSB foi um dos partidos do núcleo duro que deu sustentação já no primeiro turno.
A história tende a se repetir. Em 2013, quando a presidente Dilma (PT) vivia o seu pior momento, às vésperas do ano eleitoral, o PSB se levantou e produziu Eduardo Campos para disputar contra ela. O PSB quer retomar esse protagonismo e talvez já esteja fazendo as contas do pós-Lula.
BEM-ME-QUER, MAL-ME-QUER – O jogo de origem francesa, bem-me-quer e mal-me-quer, calha perfeitamente na relação do PSB com o PT. As contas, aqui, em Pernambuco, são simples: em ano eleitoral municipal, eles estão separados; em ano de pleito estadual, unem-se de novo. Ou seja, estamos no ano do mal-me-quer. Em outras palavras, a chance grande de não ter a vice de João Campos, no Recife.
FAIXAS SALARIAIS – Durante a reunião do Juntos pela Segurança, a governadora Raquel Lyra (PSDB) reforçou a defesa do projeto de lei que põe fim às faixas salariais dos policiais e bombeiros militares. Na ocasião, Raquel defendeu a votação do projeto inicial por parte dos deputados. “É um projeto muito importante para as categorias e que ele possa ser feito da forma que o Estado possa pagar com responsabilidade. O nosso compromisso é que a gente aja com transparência e probidade, arcando com o que a gente se compromete”, disse a governadora.
TRANSNORDESTINA – A classe política pernambucana comemorou o lançamento do edital para a contratação da empresa que irá elaborar o projeto executivo de engenharia para a implantação da Ferrovia Transnordestina no trecho em Pernambuco. O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial da União pela Infra S.A., empresa pública federal vinculada ao Ministério dos Transportes. A abertura das propostas está programada para o dia 20 de maio. A obra tem um valor estimado de R$ 24,8 milhões.
FRASE DO DIA: “É cedo demais. Hoje, a nossa preocupação deve ser para que o governo melhore, dê certo e seja um sucesso. Essa decisão só tomaremos em 2026”, disse Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, evitando cravar o apoio à reeleição de Lula.
RÁPIDAS
CENSURA OU CONTROLE? - A nova política para redes sociais do Exército determinou a exclusão de comentários com mensagens de ódio, discriminação, racismo, incitação à violência ou contendo opiniões de cunho ideológico e partidário postados em seus canais oficiais. Isso é censura ou controle? O limite entre eles é muito tênue.
CANDIDATO E CONSELHEIRO – As informações que circulam em Brasília é que o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB) está muito animado para disputar a cidade de Olinda. Ele se tornou um prestigiado conselheiro do prefeito João Campos (PSB), papel que já desempenhou muito bem com Eduardo Campos e Miguel Arraes.
APOIO – Por falar nisso, o prefeito João Campos deverá entrar de cabeça na pré-candidatura do comunista na marim dos Caetés. Com o “fico” de Luciana Santos no Ministério, Renildo está como a bola da vez e poderá ter o apoio do PSB.
PINGA-FOGO: O presidente Lula e o PT vão entender o recado do PSB?