Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Coluna Diária

Coluna da terça | O peso dos presidenciáveis reverbera nos números em Pernambuco


Por: REDAÇÃO Portal

08/08/2022
    Compartilhe:


 
Tomando como base os números da pesquisa Real Time Big Data divulgada ontem, um fator que chamou atenção foi o crescimento de apenas dois candidatos, Anderson Ferreira (PL) e Danilo Cabral (PSB). Justo eles que têm um alinhamento com os principais presidenciáveis, Bolsonaro e Lula respectivamente. A candidata Marília Arraes (SD) ainda consegue absorver parte do eleitorado lulista neste momento. 
 
Historicamente em Pernambuco, o palanque nacional é fundamental para definir o pleito local. Mesmo sendo um estado tradicionalmente de esquerda, o ex-presidente Fernando Henrique ajudou a projetar Jarbas Vasconcelos. O próprio Lula fez esse mesmo movimento com Eduardo Campos e Humberto Costa em 2006. 
 
Na eleição deste ano, fica muito claro que falta para Raquel Lyra e Miguel Coelho ter presidenciáveis de peso em seus palanques. Ficar em cima do muro nem sempre ajuda, aliás está produzindo um efeito negativo nas campanhas de ambos. Eles apresentaram uma tendência de queda. Isso ficará mais claro com o início da campanha propriamente dita e a propaganda de rádio e TV. 
 
Em suma, tanto Anderson quanto Danilo vão explorar ao máximo seus padrinhos políticos. Com o apoio de Lula, Danilo sobe para 25%. Por sua vez, ao se vincular a Bolsonaro, Anderson atingiu 19%. Marília também tentará fazer o mesmo, além de trazer Arraes de volta à eleição. Até sexta-feira, teremos mais quatro pesquisas para todos os gostos. 
 
SEGUNDA VAGA – Pelo ritmo que vai, a candidata Marília Arraes está carimbando seu passaporte para o segundo turno da eleição. A briga será pela segunda vaga. O cenário está completamente em aberto e embolado. Danilo aposta em Lula, na propaganda eleitoral e no peso político da Frente Popular. Anderson coloca suas fichas em Bolsonaro e no eleitorado evangélico. Raquel tem a largada do Agreste e Miguel na estrutura partidária e o case de sucesso chamado Petrolina.
 
SENADO INDEFINIDO – Segundo a Big Data, o cenário para o Senado está muito disputado. A deputada Tereza Leitão e o ex-ministro Gilson Machado Neto estão empatados tecnicamente, seguidos do candidato André de Paula. Gilson e Tereza querem que a polarização nacional se replique aqui e André precisa colar em Marília como diferencial. 
 
AMPLIANDO AS BASES - O candidato a deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) recebeu o apoio da prefeita de Jaqueira, Ridete Pellegrino (PSD), à sua candidatura. Com essa adesão, sobe para dezoito o número de prefeitos com mandato que estão apoiando o irmão de Sebastião Oliveira. 
 
RÁPIDAS
 
RECURSOS – Ao lado do governador Paulo Câmara, a prefeita Talita Fonseca garantiu uma série de investimentos ao município de Camutanga. Os recursos haviam sido prometidos durante o Plano Retomada.
 
PISOU NA BOLA – A candidata ao Senado da Frente Popular, Teresa Leitão, apareceu em agenda usando roxo, cor adotada pela candidata Raquel Lyra (PSDB). Esse é uma falha que poderia ter sido poupada pela assessoria. 
 
QUER SER ESTADUAL – Mesmo registrado pelo União Brasil como candidato a federal, o ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, deu entrada, ontem, através de recurso no Tribunal Regional Eleitoral, para ter o direito de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.  

PINGA-FOGO: Quem terá mais votos: Maria Arraes ou Pedro Campos?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook