Coluna da terça | O inimaginável
Que um Governo receba críticas ferozes de sua Oposição é um movimento natural da vida pública e da democracia madura. Quando a crítica sai de aliados internamente, também entende-se como um conselho e preocupação. Mas, quando um líder do Governo solta o verbo usado a tribuna do parlamento estadual, isso aí era inimaginável até ontem.
Foi justamente o que aconteceu: o líder do Governo Raquel na Assembleia Legislativa, deputado estadual Izaias Regis (PSDB), rasgou o verbo e fez duras críticas à gestão de sua “aliada”na cidade de Garanhuns. Para ele, a governadora precisa mudar o comando do hospital, fazer outra unidade hospitalar e cumprir as promessas de campanha.
O fato é que Izaias se desvestiu da liderança para falar, como pré-candidato a prefeito, o que o povo quer ouvir. No mínimo, esse é mais um caso inusitado.
ENDOSSADO PELA OPOSIÇÃO - A fala do deputado Izaias foi remendada pelo líder do PSB na Casa, deputado Sileno Guedes, concordando com as críticas feitas pelo tucano. “Deputado Izaías, eu queria dizer que vossa excelência está correta. O abandono do governo em Garanhuns transcende o bom senso da política. Na verdade, existe uma birra política”, disse Guedes.
À LA LAPA - Um observador político relembrou à coluna que, durante o Governo Arraes, o então deputado estadual Carlos Lapa, mesmo sendo líder, não poupava críticas. “A diferença é que o tempo era outro e muitas das alfinetadas eram combinadas”, disse.
FRASE DO DIA: “Eu espero que a governadora Raquel Lyra faça isso com urgência. A gente está aqui para pedir que essa urgência seja rápida, que a gente não tem mais condição de uma espera mais longa do que nós já temos. A população reclama muito, eu não vou tirar a razão da população do Agreste Meridional”, disse o deputado Izaias Regis, líder do governo.
SEM ADVERSÁRIO - Em Canhotinho, a prefeita Sandra Paes (Republicanos) continua sem adversário. Com a força da gestão e do apoio político do esposo, deputado Álvaro Porto, Sandra se consolida como a eleição mais resolvida da região.
JUNTOU TODO MUNDO - Numa jogada de um bom enxadrista político, o prefeito Marcelo Gouveia conseguiu unir toda a oposição em Glória do Goitá. O que foi combinado é que uma pesquisa será feita e o melhor posicionado será o candidato do grupo. O clima agora virou pra oposição.
EMPETUR EM ALTA - A ação da Empetur em São Paulo merece aplausos. Transformou o parque Villa Lobos num grande arraiá. Quem esteve lá ficou com vontade de arrumar as malas e vir a Pernambuco. A gestão de Eduardo Loyo deu um novo ritmo à empresa.
PINGA-FOGO: O líder do governo vai continuar no posto?