Coluna da terça | O gesto de João Campos ao Planalto
Em meio à onda de tensão entre o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira e o Palácio do Planalto, o vice-presidente nacional do PSB e prefeito do Recife, João Campos, entrou em campo para enfraquecer o bloco criado por Lira.
Campos trabalhou internamente com sua forte liderança dentro do PSB nacional para, junto com o novo líder da bancada da sigla na Câmara, Gevársio Maia, tirar os socialistas do famoso “blocão” criado por Lira. O prefeito do Recife conseguiu as assinaturas suficientes para o desembarque e um ofício foi entregue, hoje, ao presidente da Casa.
Todos esses movimentos de João Campos são gestos ao Palácio do Planalto, sobretudo ao coração político do Governo Lula, ou seja, os ministros Alexandre Padilha e Rui Costa.
AMENIZANDO A VICE - Esse gesto de João Campos contra Lira também foi entendido como uma articulação política para minimizar os efeitos de uma possível negativa à vice ao Partido dos Trabalhadores na eleição.
CÉU DE BRIGADEIRO- A primeira pesquisa Simplex, em Santa Cruz do Capibaribe, trouxe um cenário muito favorável ao prefeito Fábio Aragão. Os números da oposição revelam que a recente unidade ainda não chegou à ponta.
BNB VIROU MODELO - O ministro Márcio França vai utilizar a metodologia do Crediamigo como referência para impulsionar o empreendedorismo em nível nacional. A iniciativa busca replicar o sucesso do programa de microcrédito urbano do Banco do Nordeste. *Ele teve um encontro.*
FRASE DO DIA: “Não subestimem os membros do Parlamento e desta Legislatura”, disse o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
RÁPIDAS
RECADO DURO - O discurso do presidente Arthur Lira foi um recado muito duro ao núcleo duro do Governo. Em outras palavras: ou tira o ministro Padilha ou muda a forma da relação.
JUDICIALIZANDO - Alguns deputados estaduais estão estudando a possibilidade de entrar na Justiça contra o Governo do Estado por falta de pagamento das emendas parlamentares. Uma reunião foi feita, mas nada ficou definido.
UNIÃO BRASIL - O presidente do União Brasil Pernambuco, Marcos Amaral, nomeou o novo Diretório Recife. O comando da legenda na capital pernambucana ficará com Neto Guerreiro, após vitória na Justiça.
PINGA-FOGO: Para onde o PSB vai após desembarque do blocão de Lira?