Coluna da terça | O escanteio de Lula aos quatro pilares de sua campanha em Pernambuco
Na véspera da chegada de Lula a Pernambuco, que será a primeira visita presidencial neste terceiro Governo, quatro pessoas, ou melhor, os quatro pilares da campanha do ano passado andam escanteados, sem nenhum tipo de protagonismo diante dessa agenda do líder mor do PT. São eles: Danilo Cabral, Teresa Leitão, Marília Arraes e Paulo Câmara.
O ex-governador Paulo Câmara, futuro presidente do Banco do Nordeste, foi responsável para manter viva campanha de Haddad em 2018, enquanto Lula estava preso. Quatro anos depois, através de sua costura, Paulo ajudou a reaproximar o PSB do PT e foi fundamental na condução das duas vagas de Senado que o PT tem por Pernambuco, de Humberto Costa e Teresa Leitão. Paulo também encabeçou o conjunto de governadores que fez coro pedindo o retorno do petista à Presidência da República. Preterido pelo próprio PSB, Paulo nem é ministro, nem tem mais o peso numa agenda tão importante.
Por sua vez, a senadora Teresa Leitão, mesmo sendo do PT, vem tendo um papel de coadjuvante nessa estada de Lula em território pernambucano. O mesmo aconteceu com os dois ex-candidatos a governador, Danilo Cabral e Marília Arraes. Ambos foram fundamentais para levar a mensagem do lulismo e segurar a bandeira do presidente pelos quatro cantos de Pernambuco no ano passado. O que restou para eles: um verdadeiro escanteio. Em outro momento, como inclusive já o fez, o presidente iria à casa de Marília Arraes, haja vista que ela acabou de dar a luz à sua terceira filha.
Na contramão disso, em sua programação oficial no Estado, Lula vai ao Palácio do Campo das Princesas almoçar com a governadora Raquel Lyra e seu staff – como esta coluna antecipou na semana passada. Depois, o presidente segue para o Geraldão, para, ao lado do prefeito João Campos, fazer o lançamento do novo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). É jeito Lula de fazer política.
AEROLULA – Os deputados pernambucanos e paraibanos estão numa verdadeira corrida para conseguir uma vaga no voo presidencial de Lula, que vai cumprir agenda amanhã nos dois estados. A tendência é que tenha um overbooking de parlamentares. A maioria quer mostrar o prestígio de chegar ao lado do presidente. Uma cadeira já confirmada é do senador Humberto Costa.
LULA É ANTÍDOTO – Mesmo sem um convite formal do Palácio, os senadores e deputados integrantes da comitiva presidencial vão seguir o fluxo do presidente e participar do almoço ofertado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), no Palácio. Esse gesto de Raquel a Lula vai por fim no discurso criado por muitos de que a tucana bolsonarizou seu Governo. Lula é o melhor antídoto para acabar com qualquer discurso contra!
TUBARÃO NA PAUTA – Por sugestão do deputado Rodrigo Novaes (PSDB), as comissões de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizam hoje, às 10h, uma audiência pública sobre os “ataques de tubarões, soluções, prevenção, causa e consequência para a economia”. O debate acontecerá no Auditório Sérgio Guerra.
FRASE DO DIA: “Todos os anos, vemos as pessoas residentes em áreas de risco sendo penalizadas. E essas pessoas são, em sua maioria, pobres e pretas. Esse fenômeno se chama racismo ambiental, e nós não podemos normalizá-lo. As ações precisam acontecer antes que chova”, disse a líder da Oposição na Alepe, deputada Dani Portela (PSOL).
EDUCAÇÃO EM ALTA – A cidade de Vitória de Santo Antão vem sendo um destaque nacional com o Centro Municipal de Educação Infantil. O ensino integrado, a ajuda de profissionais de psicologia, faz do CMEI da cidade uma referência no tema. O prefeito Paulo Roberto vem se preparando para inaugurar a segunda unidade no munícipio.
BALANÇO - Após 80 dias no comando do Ministério da Pesca e Aquicultura, André de Paula teve uma audiência com o presidente Lula para apresentar os balanços de suas ações na pasta. A foto que marcou o momento revelou a afinidade criada entre eles.
ONU - O deputado federal Pedro Campos (PSB) está na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, para participar dos eventos que vão marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down. Essa é uma das pautas da atuação parlamentar do socialista.
REMANDO CONTRA MARÉ – Em todas as vezes que seu nome é citado ou cotado para algum posto, o fogo amigo cuida de agir e rifa o ex-deputado e ex-candidato a governador Danilo Cabral. O modus operandi está sendo o mesmo que foi utilizado com o ex-governador Paulo Câmara. Esse é um jogo que Danilo já sai perdendo dentro de casa.
PINGA-FOGO: Danilo Cabral será o próximo a deixar o PSB?